25/04/2024 07:42:06

União dos Palmares
24/11/2018 15:00:00

Após intervenção do MPE/ AL, prefeitura de União dos Palmares limpa terreno onde funcionava suposta área de transbordo de resíduos sólidos


Após intervenção do MPE/ AL, prefeitura de União dos Palmares limpa terreno onde funcionava suposta área de transbordo de resíduos sólidos
MP fiscaliza antigo lixão em União

Após intervenção do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio do Centro Operacional de Apoio às Promotoria de Justiça (CAOP), do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente e da 2ª Promotoria de Justiça de União dos Palmares, a prefeitura do município limpou todo o terreno onde vinha funcionando uma suposta área de transbordo de resíduos sólidos. A situação desobedecia claramente a Lei 9.605/98, que trata de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e por isso foi aberto um inquérito criminal que deverá apurar o caso.

“Mesmo com o encerramento das atividades no local o inquérito continuará e irá apurar a ocorrência, que desobedecia a legislação vigente. Inclusive, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas expediu multa em desfavor da prefeitura, mas não houve o pagamento nem a contestação da notificação. Isso precisa, e será, averiguado. O Ministério Público está vigilante e não irá que situações como esta sejam repetidas outros municípios”, disse o direto do CAOP e promotor de justiça José Antônio Malta Marques.

O flagrante

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) flagrou, na última segunda-feira (19), no Município de União dos Palmares, o funcionamento de uma suposta área de transbordo de resíduos sólidos. O flagra foi feito por técnicos do IMA e pelos promotores de justiça José Antônio Malta Marques, Jorge Dória, Adilza Inácio de Freitas respectivamente diretor do CAOP, coordenador do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente e promotora titular da 2ª Promotoria de Justiça de União dos Palmares. 

Depois de constatado a desobediência à legislação ambiental, O secretário municipal de meio ambiente, dois garis, o chefe deles, um operador de máquina e o dono do veículo, que servia para manejar os resíduos do local, foram levados até a delegacia para serem interrogados para o inquérito policial.

De acordo com o relatado na denúncia feita ao MPE/AL, a prefeitura alegou que a existência da área se dava para depositar o lixo recolhido até serem transferidos a uma estação de tratamento.

MP-AL

ESCRITO POR JOÃO DIONÍSIO DE FREITAS SOARES FILHO

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News