23/04/2024 06:47:53

Especial
23/11/2018 19:00:00

Sexo conta como exercício físico? Entenda a resposta definitiva


Sexo conta como exercício físico? Entenda a resposta definitiva
Ilustração

Quando o assunto é queimar calorias, se você der às pessoas a possibilidade de optar entre uma hora num stair climber – aparelho de ginástica que simula uma escada – e praticamente qualquer quantidade de tempo transando, o mais provável é que elas optem pela sessão de malhação que ocorre entre os lençóis, e não a da academia. Mas quantas calorias exatamente queimamos numa sessão de sexo típica?

O HuffPost pediu a especialistas que nos informassem mais sobre os benefícios físicos da atividade sexual. Veja o que você precisa saber sobre as calorias que gasta e os outros benefícios do sexo para sua saúde física.

Sim, os pesquisadores realmente têm dados sobre quantas calorias uma pessoa queima em média numa relação sexual...

Antony Karelis, professor do departamento de ciências do exercício da Universidade do Québec, em Montreal, integrou uma equipe de pesquisadores que realizou um estudo com 21 casais heterossexuais, estudando o gasto energético durante a atividade sexual. Como não existiam dados anteriores sobre isso, Karelis se interessou especificamente em pesquisas as unidades calóricas queimadas, para poder comparar o sexo com exercícios físicos tradicionais.

Cada casal foi orientado a ter quatro encontros sexuais em um mês, e as duas pessoas usaram faixas nos braços para colher dados como sua temperatura corporal. Essas informações foram usadas em conjunto com sua altura e seu peso para calcular as calorias queimadas em cada sessão. A média de calorias queimadas na atividade sexual foi de 101 calorias, no caso dos homens, e 69,1, no das mulheres. Os pesquisadores também calcularam a queima calórica por minuto: 4,2 calorias no caso dos homens e 3,1 no das mulheres.

... mas em última análise isso varia de casal para casal.

A pesquisa de Karelis incluiu apenas casais heterossexuais, saudáveis, não obesos e na casa dos 20 anos, entre outras restrições. Assim, embora o estudo funcione como ótimo ponto de partida para a compreensão do consumo energético associado ao sexo, ele não traz dados calóricos confiáveis para casais homossexuais, casais mais velhos ou outros setores da população que não foram incluídos.

Mesmo sem dados específicos, porém, sabemos que nem todas as pessoas queimam calorias no mesmo ritmo durante a atividade sexual. Os homens geralmente queimaram mais calorias que as mulheres no estudo porque sua massa corporal geralmente era maior e "quanto maior você é, mais calorias vai gastar", disse Karelis. Mas, segundo ele, isso geralmente se aplica a qualquer pessoa com índice de massa corporal (IMC) mais alto, independentemente de seu sexo.

 

SHIRONOSOV VIA GETTY IMAGES

 

Sua saúde pode afetar sua queima de calorias durante o sexo.

Pessoas com doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer ou diabetes, ou ainda pessoas sedentárias, podem queimar menos calorias com a atividade sexual.

"Vários fatores explicam o fenômeno", disse Karelis. "Essas pessoas podem ter nível mais alto de fadiga, podem ter mobilidade menor e nível mais baixo de fitness geral. Todos esses fatores afetam a queima de calorias."

Não há cálculos de gasto calórico para posições sexuais específicas.

O bom da pesquisa de Karelis é que ela nos traz muitas informações baseadas em médias. O lado negativo dela é que, se você busca dados mais específicos, não seria fácil comparar a energia gasta fazendo sexo na posição cowgirl invertida com a posição cachorrinho, a não ser com um novo estudo.

Karelis disse que os participantes no estudo preencheram um questionário após cada sessão de sexo, detalhando suas experiências e as posições usadas. A maioria dos participantes usou duas ou três posições diferentes cada vez; sabemos que os dados representam mais do que apenas um mês de transas na posição papai e mamãe. Mas, a não ser que o estudo seja refeito com os participantes transando em apenas uma posição específica, não teremos uma boa ideia de como os diferentes movimentos sexuais se comparam em matéria de queima calórica.

Contudo, só porque não sabemos quantas calorias são queimadas fazendo sexo em pé, por exemplo, isso não quer dizer que não seja possível apontar outros benefícios de várias posições. A especialista em força e condicionamento físico Hannah Davis, do Tennessee, disse que transar em pé ajuda a fortalecer os músculos internos das coxas da pessoa que é levantada e pode ajudar seu parceiro a melhorar seu equilíbrio. A pessoa que está por cima na posição papai-mamãe provavelmente trabalhará os músculos extensores de suas costas. Há benefícios para todos.

 

PRASIT PHOTO VIA GETTY IMAGES

 

É uma pena, mas o sexo oral provavelmente queima menos calorias.

Não existe uma boa maneira de dar essa notícia, mas vamos lá: como o sexo oral geralmente não requer muita atividade aeróbica intensa, provavelmente não queima tantas calorias quanto uma relação sexual completa.

"Acho que o sexo oral não exerce grande papel em termos de gasto de energia", disse Karelis. "Mas essa é uma hipótese, na realidade. Não é algo que tenha sido documentado."

A atividade sexual não deve substituir o exercício físico...

Isso é algo que já deveria estar claro, mas vamos reiterar, caso não esteja: o sexo é uma atividade maravilhosa, mas não substitui a prática regular de exercícios físicos. O estudo de Karelis comparou a queima calórica dos participantes durante atividade sexual com sua queima calórica após 30 minutos numa esteira ergométrica. O resultado não chegou a surpreender: em matéria de queima de calorias, uma relação sexual não substitui uma sessão de cardio.

De acordo com os resultados obtidos por Karelis, "o gasto energético durante 30 minutos de exercícios físicos é de 276 kCal ou 9,2 kCal por minuto para os homens e 213 kCal ou 7,1 kCal por minuto para as mulheres", na esteira ergométrica. (Enquanto isso, as calorias queimadas com meia hora de sexo foram 101 entre os homens e 69 entre as mulheres.)

E nem pense em tentar usar sexo para perder peso. "Seria preciso gastar quantidades imensas de energia com sexo para começar a pensar nisso como estratégia para perder peso", falou Karelis.

... mas não deixa de oferecer muitos outros benefícios à saúde.

É aconselhável continuar com sua rotina normal de exercício físico, mas, mesmo assim, o sexo lhe fará bem de toneladas de maneiras. Por exemplo, já foi comprovado que a atividade sexual beneficia a cognição nos adultos mais velhos. E pode ajudar as pessoas a dormir bem: a atividade sexual libera prolactina, um hormônio que nos ajuda a adormecer.

Transar também nos ajuda a trabalhar grupos musculares diferentes do que os que talvez sejam usados na academia. Hannah Davis disse que quando estão fazendo sexo, as mulheres usam os músculos do soalho pélvico, que se enfraquecem ao longo do tempo ou com os partos e são cruciais para o controle da bexiga.

 

MOTORTION VIA GETTY IMAGES

 

E existem, sim, maneiras de intensificar a queima de calorias durante a atividade sexual.

"Em primeiro lugar, estique a transa por mais tempo", recomendou Davis. "Quanto mais tempo você ficar aerobicamente ativo, mais calorias vai queimar."

Também é importante lembrar que a queima de calorias durante a relação sexual pode ser intensificada se você pensar ativamente nisso, ela explicou. Deitada de costas, por exemplo, você pode optar por contrair e trabalhar seus glúteos. Se você pensar em quais músculos estão sendo trabalhados e quiser mexer mais com eles, a queima de calorias será maior.

Para Davis, ainda outra maneira de tornar o sexo mais aeróbico é incluir mais posições em seu repertório. Mudar de uma posição para outra intensifica seu ritmo cardíaco e também beneficia sua flexibilidade.

Mesmo que a atividade sexual não queime tantas calorias quanto uma maratona, há razões de sobra para transar pelo bem de sua saúde.

https://www.huffpostbrasil.com 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News