25/04/2024 07:58:13

Alagoas
21/11/2018 00:00:00

Bolsonaro não teve 'atestado de insanidade'


Bolsonaro não teve 'atestado de insanidade'
Ilustração

Circula nas redes sociais a "informação" de que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), teria se aposentado do Exército aos 33 anos de idade, usando um "atestado de insanidade mental". Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

FALSO

Jair Bolsonaro passou à reserva do Exército brasileiro em 22 de dezembro de 1988, quando, de fato, tinha 33 anos de idade. Mas é falsa a informação de que apresentou um atestado de insanidade mental, como "informa" a imagem analisada pela Lupa. A transferência de Bolsonaro se deu de maneira automática, quando o então capitão foi eleito vereador do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão.

De acordo com o Estatuto Militar, "se eleito (o militar), será, no ato da diplomação, transferido para a reserva remunerada, percebendo a remuneração a que fizer jus em função do seu tempo de serviço".

Em nota, o Centro de Comunicação Social do Exército, confirmou a data e o motivo pelo qual Bolsonaro passou à reserva. Por telefone, em entrevista à Lupa, o coronel Nador Brandão disse ainda que nenhum atestado médico foi apresentado pelo político no momento em que se desligou da ativa.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News