19/04/2024 03:27:35

Especial
21/11/2018 18:00:00

Reitor quer Serra da Barriga como patrimônio cultural da humanidade


Reitor quer Serra da Barriga como patrimônio cultural da humanidade
Douglas Apratto

Depois de subir a pés a ladeira da Serra Barriga com um grupo de professores e estudantes, neste dia 20, dedicado à Consciência Negra, o reitor do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), Douglas Apratto, pediu ao governador em exercício, Luciano Barbosa, e ao deputado federal Paulão (PT), que estavam no local, que desenvolvessem um processo para transformar a serra em Patrimônio Cultural da Humanidade.

Historiador renomado, o reitor do Cesmac disse que a instituição está pronta para apoiar a iniciativa, considerando o valor histórico e cultural que tem a Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, para Brasil e para o mundo.

Na visão de Douglas Apratto, os monumentos mundiais que conquistaram essa certificação todos merecem o feito, mas nenhum merece mais que a Serra da Barriga, palco da luta libertária do povo de Zumbi dos Palmares. A serra é tombada pelo patrimônio histórico nacional.

Estrada de acesso – O deputado federal Paulão (PT) que assegurou a pavimentação da estrada de acesso à serra com uma emenda de R$ 2 milhões, disse que apoiar a iniciativa do reitor do Cesmac e manifestou o desejo de trabalhar junto aos demais integrantes da bancada federal alagoana para que a ideia seja concretizada como uma grande meta do povo alagoano.

Na mesma direção se colocou o então governador Luciano Barbosa (MDB), que ficou de tratar a questão dentro das demais instâncias de governo por entender que a Serra da Barriga precisa ser tratada com o devido reconhecimento da história mundial, sobretudo por ter como significado uma história de luta pela liberdade de um povo oprimido.

éassim por marcelo firmino



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News