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06/03/2009 00:00:00

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O gerente-executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Maceió, Ronaldo Medeiros, alerta as pessoas que buscam informações e serviços nas agências da Previdência Social, para que o façam pessoalmente ou por meio de um procurador legalmente constituído. "A população deve evitar os chamados agenciadores, ou seja, aquelas pessoas que cobram para fazer um simples pedido como o de aposentadoria, auxílio-doença ou amparo assistencial, prometendo facilidades para a obtenção desses benefícios", alertou o dirigente.

Medeiros informa que todos os serviços da Previdência Social são gratuitos e, portanto, não se deve pagar nada a ninguém para requerer direitos junto ao INSS. "Para agendar o atendimento em qualquer agência, fazer denúncia, pedir informação, elogiar e apresentar sugestão basta ligar para o telefone 135. A ligação de "orelhão" ou telefone convencional é gratuita.


O serviço de atendimento pelo telefone 135 é eficiente e não há a mínima necessidade das pessoas se deslocarem de suas casas ou dos seus locais de trabalho para buscar serviços e informações nas agências do INSS. A prática do uso do telefone ajuda a combater a presença dos intermediários, que em alguns casos, se aproveitam da falta de informação das pessoas para obter vantagens pecuniárias.


As pessoas que tem conhecimento de práticas extorsivas contra aposentados não precisam se identificar, basta ligar para 135 e fornecer as informações. Quando a denúncia é bem qualificada, com nome do intermediário, endereço de residência ou local de agenciamento, placa de carros e outras referências, é possível oferecer a denúncia à Polícia Federal.


O gerente do INSS disse ainda que o órgão não reconhece, nem aceita a figura do intermediário e recomenda a população, para que evite a interferência desses mediadores que cobram taxas por serviços que não são pagos. "Ao aceitar a oferta de um atravessador, a pessoa acaba pagando por serviços que, no INSS, são absolutamente gratuitos." Há denúncias em que o intermediário chega ao extremo de tomar posse do cartão de pagamento de benefícios e senha. O alerta é que o trabalhador nunca forneça seus dados a desconhecidos, para evitar o risco de ter o seu benefício fraudado ou envolvido em operações ilegais.

O INSS informa ainda que seus funcionários não procuram segurados em suas casas com propostas para aumentar o valor de benefícios, regularizar débitos, requerer revisões e recursos, requerer aposentadorias, pensões e auxílios, por exemplo.

Ao fornecer o cartão de benefícios, senha e demais documentos pessoais o aposentado ou pensionista fica exposto a ação dos estelionatários que com essas informações podem, inclusive contrair empréstimos bancários consignados, sem a devida autorização do segurado. No caso de dúvidas qualquer pessoa pode acionar a polícia ou ligar gratuitamente para a central de Atendimento, pelo telefone 135.

 

Assessoria


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