19/04/2024 01:56:13

Mundo
19/11/2018 20:00:00

Primeiras imagens do submarino argentino Ara San Juan


Primeiras imagens do submarino argentino Ara San Juan
Submarino argentino antes do naufragio

Um vídeo divulgado neste domingo (18) mostra as primeiras imagens do submarino Ara San Juan, no momento em que profissionais da empresa Ocean Infinity o localizaram. O encontro foi anunciado pela Marinha da Argentina na madrugada de sábado.

No vídeo (veja acima) é possível ver quando a equipe que opera um dos veículos que fazia as buscas vê a embarcação pela primeira vez em uma região de cânions (espécie de rios submarinos), a 907 metros de profundidade, e a 600 km da cidade de Comodoro Rivadavia.

O Ara San Juan desapareceu em 15 de novembro de 2017, com 44 pessoas a bordo, e sofreu uma "implosão" no fundo das águas do Oceano Atlântico.

Segundo Enrique Balbi, porta-voz da Marinha, a proa, a popa e a vela se desprenderam do submarino e estão localizadas em uma área de 80 a 100 metros. “Isso sugere que a implosão tenha ocorrido muito perto do fundo”, disse.

O local é o mesmo onde há um ano foi identificada uma "anomalia hidroacústica" semelhante a uma explosão.

 
Imagem mostra parte dos destroços do submarino ARA San Juan encontrado no fundo do Oceano Atlântico — Foto: Marinha Argentina/AFP

Imagem mostra parte dos destroços do submarino ARA San Juan encontrado no fundo do Oceano Atlântico — Foto: Marinha Argentina/AFP

Ainda de acordo com a Marinha, as imagens mostram que o casco do submarino permaneceu bastante intacto, apenas com algumas deformações, e que todas as outras partes se desprenderam. A implosão teria ocorrido em razão da pressão externa do mar ter superado a de dentro do submarino.

A Marinha explicou que o último contato com o submarino foi registrado 8h30 de 15 de novembro do ano passado, e que a explosão foi registrada às 10h51 do mesmo dia.

 
Imagem mostra destroços do submarino argentino ARA San Juan — Foto: Marinha Argentina/AFPImagem mostra destroços do submarino argentino ARA San Juan — Foto: Marinha Argentina/AFP

Imagem mostra destroços do submarino argentino ARA San Juan — Foto: Marinha Argentina/AFP

Descoberta

Após dois meses de buscas, a Ocean Infinity havia anunciado que abandonaria a expedição nesta semana - ao menos, temporariamente.

Porém, na noite de quinta-feira, segundo a BBC, no mesmo dia em que se completava um ano desde as últimas comunicações com o ARA San Juan, a Ocean Infinity comunicou sobre a descoberta de um novo ponto de interesse - o 24ª desde que a empresa começou a rastrear o fundo o mar em busca do submarino.

Ante este sinal, o navio Seabed Constructor se dirigiu à área onde estava o drone que fez a descoberta. O robô, então, forneceu a "identificação positiva" do submarino.

 
Militar argentino exibe foto de pedaço do submarino ARA San Juan, encontrado após 1 ano desaparecido  — Foto: Reprodução/Ruptly

Militar argentino exibe foto de pedaço do submarino ARA San Juan, encontrado após 1 ano desaparecido — Foto: Reprodução/Ruptly

Resgate

 

Ainda não há previsão de início dos trabalhos de resgate. Segundo o Ministro da Defesa, Oscar Aguad, a Marinha argentina não tem equipamentos nem tecnologia para resgatar o submarino nesta profundidade.

Foto de arquivo, feita em 2014, mostra o submarino ARA San Juan em Buenos Aires — Foto: Argentine Navy/Handout via Reuters

No sábado, o presidente argentino Mauricio Macri prometeu investigação para descobrir "a verdade" sobre a tragédia com a embarcação, e decretou 3 dias de luto oficial.

Antes de anunciar publicamente a descoberta do submarino, as autoridades da Argentina alertaram aos parentes da tripulação que todos a bordo morreram.

 
Submarino argentino é localizado  — Foto: Juliane Souza/G1Submarino argentino é localizado  — Foto: Juliane Souza/G1

Submarino argentino é localizado — Foto: Juliane Souza/G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News