24/04/2024 00:37:38

União dos Palmares
18/11/2018 07:09:00

População de União dos Palmares pede construção de barragem no Rio Mundaú; já começa a falta água na cidade


População de União dos Palmares pede construção de barragem no Rio Mundaú; já começa a falta água na cidade
Barragem da Usina Lajinha

Os efeitos da estiagem prolongada após um inverno de poucas chuvas já reflete no dia a dia de União dos Palmares cuja população consome a água extraída do Rio Mundaú que depois de tratada é distribuída a comunidade cuja prestação de serviços é ressarcida ao municipio através do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) que também é encarregado do saneamento da cidade e cuja receita e despesa não é do conhecimento do povo. Segundo dados extraoficiais já passa das 25 mil casas interligadas ao sistema de distribuição de água da autarquia sendo portanto, o SAAE, uma empresa superavitária. 

Ano passado o então candidato a reeleição e atual governador Renan Calheiros Filho se utilizando das redes sociais divulgou a pretensão de construir em parceria com a prefeitura uma barragem no rio Mundaú que nasce no município de Garanhuns Pernambuco e em Alagoas corta as cidades de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, Murici, Rio Largo e desemboca na Lagoa Mundaú em Maceió. A barragem pretendida e prometida seria idêntica a existente na Usina Lajinha construída na década de 50 pelo empresário João Lyra para consumo de sua empresa e ia garantir a represa da água do Rio Mundaú e o consequente abastecimento na estação receptora no Bairro de Várzea Grande em todas as estações do ano.

Na sua trajetória pelo territorio alagoano o rio Mundaú recebe água de muitos afluentes entre estes o Rio Canhoto e o Riacho Esfrega Folha no distrito de Rocha Cavalcante; em União dos Palmares até a divisa com Branquinha também desaguam os riachos Sueca que nasce na Fazenda que empresta seu nome e é povoada em sua trajetória por ricos fazendeiros que mandam fazer barragens para uso em irrigação de suas lavouras e criação de gado além dos Riachos Macacos e Canabrava.

O anuncio do governador e do prefeito feito em época de estiagem causou euforia e foi um fato político marcante que aumentou o Ibope do atual prefeito o maceioense bacharel em Direito Dr. Areski de Freitas que atualmente tem menos de 12% de aprovação da população exatamente por não cumprir as promessas de campanha e outros fatos que são não inerentes ao assunto falta de água.

Sem um representante político na Assembleia Legislativa ou no Congresso Nacional a comunidade palmarina não tem um porta voz e nem a quem apelar. Este noticioso durante a campanha deste ano e prevendo estes fatos  publicou uma enquete arguindo se o povo acreditava nas promessas de políticos, entre estas a construção da barragem e a resposta foi quase unanime: NÃO.

O atual governador prometeu (endossado pelo atual prefeito) entre outras benfeitorias a conclusão do acesso a Serra da Barriga até o dia 20 de novembro e as obras estão em compasso de tartaruga cujo prazo não será cumprido; foi prometido a construção do Hospital Regional de União dos Palmares para servir a toda regiao e no no canteiro de obras apenas a exposição de máquinas de propriedade da empresa do atual vice-prefeito empresário José Alfredo e quase nenhum material de construção e pessoal.

Um fato relacionado a este estado de coisas em parte também tem conivência da população. Segue célere e impune pelos órgãos fiscalizadores o segundo ano da atual gestão municipal e até agora nenhum grupo político local se movimentou sobre a sucessão em 2020, deixando transparecer a conivência com a atual administração, cujo chefe é filho natural de Maceió e descendente de tradicional família de usineiros multimilionários, portanto, distante dos anseios e necessidades da população pobre.

Se continuar dessa maneira e não houver renovação tanto do Executivo como do Legislativo em União dos Palmares será por certo (com o apoio do governador) o atual prefeito reeleito mesmo diante dos ultimos acontecimentos como o castigo aos contratados do municipio que não votaram no seu (do prefeito) candidato a deputado estadual e foram demitidos sumariamente. Nem a falta de prestação de contas dos recursos recebidos nem a distância do povo da administração parece ser levada em conta. Este cidadão atual gestor antes da eleição de prefeito dizia que seria a redenção do municipio berço de Jorge de Lima.

Nossos ancestrais, grandes homens e até estadistas como o saudoso Dr. Antônio Gomes de Barros devem estar se mexendo em seus túmulos diante deste estado de coisas absurdas instaladas por forasteiros na tradicional União dos Palmares.

Agência Tribuna União

atribunadeuniao@gmail.com

 

 


Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News