19/04/2024 10:48:07

Polícia
18/11/2018 07:04:00

Anúncio de cartão de crédito black é a nova isca para golpes na internet


Anúncio de cartão de crédito black é a nova isca para golpes na internet
Ilustração

A proximidade da Black Friday faz aumentar a ocorrência de crimes na internet. Desta vez, um novo golpe oferece um cartão de crédito black com baixa valor de anuidade para atrair vítimas nas redes sociais.

Os links falsos estão sendo espalhados por posts patrocinados na internet. Ao clicar no anúncio, uma página é exibida com as orientações para fazer o pedido do novo cartão. 

Leia também: Conheça os golpes mais frequentes na internet e saiba se proteger

O primeiro passo do golpe pede o preenchimento de um cadastro com nome, telefone, CPF e RG. Assim que todas as informações são completadas, um boleto é gerado no valor da anuidade de R$ 34,99. Dessa forma são roubados dados pessoais e dinheiro. 

Segundo a Kaspersky Lab, empresa de cibersegurança que identificou o golpe, os criminosos usam um excelente design, páginas bem desenhadas e textos sem erros gramaticais para convencer de que o anúncio é verdadeiro. Também foram registrados os seguintes domínios: brasilblackcard.com.br, brasilblack.com e premiumcardblack.com

As estratégias para tentar coletar dados ou roubar quantias em dinheiro pela internet são parecidas. Os links e sites criados por golpistas oferecem vantagens exageradas para atrair a atenção e podem usar o nome de lojas e marcas famosas.

Ao receber uma mensagem ou uma propaganda suspeita, não clique ou forneça informações. Se o anúncio for verdadeiro, as mesmas informações devem estar na página oficial na internet. O PROCON pode ajudar a identificar armadilhas e confirmar a reputação de anunciante.Descontos na Black Friday podem ser uma boa oportunidade para comprar pagando menos. A data, porém, também é conhecida pelos golpes contra o consumidor.  "Infelizmente, como todo evento que chama a atenção de milhões de pessoas, a Black Friday também é uma data especial para os cibercriminosos", diz diretor de Soluções de Segurança da Unisys, Leonardo Carissimi. Saiba como identificar possíveis golpes e aproveite as ofertas sem correr riscos

R7



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News