28/03/2024 15:31:34

Mundo
17/11/2018 19:00:00

Após 1 ano, submarino que sumiu com 44 pessoas pode ter sido encontrado


Após 1 ano, submarino que sumiu com 44 pessoas pode ter sido encontrado
Submarino argentino desaparecido

empresa encarregada de fazer as buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, desaparecido no Oceano Atlântico há um ano, informou nesta sexta-feira (16) à Marinha da Argentina que um objeto foi detectado a 800 metros de profundidade e com aproximadamente 60 metros de comprimento, o que pode ser a embarcação perdida. Em um relatório divulgado pela companhia norte-americana Ocean Infinity foi revelado este novo contato - o número 24 da operação de busca - após a revisão de algumas imagens novas

"Às 23h10 (horário local) começou o deslocamento do navio para essa área, estima-se a chegada ao local às 23h30 de hoje", diz a declaração de representantes da Marinha argentina. Depois de dois meses de buscas, a Ocean Infinity já havia divulgado que abandonaria as tarefas em alto mar nesta semana e retornaria apenas em fevereiro do ano que vem, porque a embarcação "Seabed Constructor" seguiria para a África do Sul para conserto. No entanto, com as novas imagens que permitem interpretar a existência de um objeto com dimensões semelhantes às do submarino no fundo do oceano, o navio retornou à área para continuar a busca.

Ontem (15), um ano após o misterioso desaparecimento do ARA San Juan, os 44 tripulantes foram homenageados na cidade de Mar del Plata, a 400 quilômetros ao sul de Buenos Aires. O presidente argentino, Mauricio Macri, esteve presente na cerimônia, e assegurou que a busca pelo submarino não será abandonada. "Não vamos sair, vamos continuar procurando até que possamos realmente encontrar. Vocês não estão sozinhos", disse o mandatário argentino aos familiares das vítimas durante discurso na Base Naval de Mar del Plata.

O submarino ARA San Juan teve sua última comunicação nas primeiras horas do dia 15 de novembro de 2017, quando o comandante informou aos seus superiores que a embarcação apresentava princípios de incêndio em um compartimento de baterias.

De acordo com a Armada Argentina, o problema foi resolvido e o submarino pôde seguir viagem até o destino final.

O desaparecimento do ARA San Juan é um caso aberto na Justiça, o que é alvo de críticas pelos familiares das vítimas. Além disso, está em curso também uma investigação interna na Armada.

Recentemente, o chefe do Gabinete argentino, Marcos Peña, revelou que o submarino realizava não somente manobras de treinamento, mas também espionagem de navios britânicos. (ANSA)



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News