26/04/2024 19:59:16

05/03/2009 00:00:00

Politíca


Politíca

Os prefeitos dos 102 municípios de Alagoas têm um mesmo compromisso nesta quinta-feira: o encontro com o governador Teotonio Vilela Filho, secretários do Estado e o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. Com o título “Estados e Municípios: Ações Estratégicas para o Desenvolvimento”, que acontece também na sexta-feira, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, a partir das 9h.

A finalidade é alinhar as ações do governo estadual com os projetos das prefeituras; além de aproximar os gestores públicos. Serão debatidas alternativas para as áreas de saúde, educação, emprego e turismo, dentre outros temas de interesse social. O evento terá a participação também dos Tribunais de Contas da União e do Estado.

A abertura acontece às 9h, com a presença do governador Teotonio Vilela; do secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado; do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Luciano Barbosa, e do presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo. Em seguida, o ministro Patrus Ananias profere palestra sobre as atuais ações do Ministério do Desenvolvimento Social.

Para o secretário Álvaro Machado, este é um momento singular, face ao início dos novos mandatos, tanto dos novos prefeitos quanto dos prefeitos reeleitos. “A minha expectativa é que a partir deste encontro haja mais convergência de ações entre governo do Estado e municípios, otimizando recursos e potencializando resultados”, revelou.

O prefeito de Viçosa, Flaubert Filho (PTB), já confirmou a sua participação. “Considero este um marco histórico em Alagoas. Irei ao evento e levarei todos os meus secretários. Queremos discutir soluções para a saúde, educação e segurança. Tenho certeza que a partir deste encontro com o governador chegaremos a um entendimento”, contou.

A principal preocupação de Flaubert Filho é a saúde em Viçosa e cidades vizinhas. Nesta área, o secretário de Estado da Saúde, Hebert Motta, vai apresentar uma série de ações a serem levadas aos municípios. “Nós iremos investir R$ 30 milhões em infraestrutura e equipamentos. Vamos mostrar os nossos programas: Promater (materno-infantil), Provida (urgência e emergência hospitalar), Prosaúde (atenção básica) e Projeto Ambulância Cidadã”, revelou. Até o final de abril, devem ser entregues 58 ambulâncias.

Ações no segmento turístico — Haverá ainda o lançamento do projeto Zoneamento e Planejamento do Turismo de Alagoas. O trabalho irá contemplar um planejamento do turismo a longo prazo, com perspectivas até 2020, com diagnóstico da atividade em Alagoas, diretrizes e plano de ações. O Zoneamento Turístico de Alagoas é um projeto entre o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, com o Sebrae Nacional e sua filial em Alagoas.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Virginio Loureiro, esse será um importante passo para o desenvolvimento sustentável do turismo, com ações planejadas e foco na qualidade. “O turismo é um dos eixos de desenvolvimento econômico e social do Estado, e estamos trabalhando tanto na captação de novos empreendimentos quanto na qualificação do setor”, destaca.

Sobre o encontro com os municípios, Loureiro afirma que é um excelente momento para o nivelamento de informações e interação entre os municípios e a equipe da Setur para que haja um trabalho integrado com o mesmo foco em todas as áreas de atuação: investimentos, marketing e desenvolvimento de produtos.

Fonte: Assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News