16/04/2024 12:18:09

Alagoas
12/11/2018 12:00:00

Comissárias De Bordo Revelam Segredos De Voo e Como é Trabalhar Em Uma Companhia Aérea


Comissárias De Bordo Revelam Segredos De Voo e Como é Trabalhar Em Uma Companhia Aérea
Ilustração

Com Correio Braziliense

Se você estiver para voar para algum lugar, é bom saber no que está se metendo antes de fazer o check-in. Os comissários de bordo conhecem muito bem os hábitos dos passageiros frequentes e das famílias que estão confusos enquanto arrumam seus filhos em um avião para o que serão suas únicas férias naquele ano. Há muitas coisas que incomodam os comissários de bordo, mas eles só podem sorrir e suportar. Mas se você realmente soubesse o que estava acontecendo por trás daquele sorriso, você teria uma surpresa.

Eles não são tão bonzinhos assim

TORU YAMANAKA / AFP / Getty Images

É sempre reconfortante ver comissários de bordo cumprimentando você ao entrar na aeronave. É claro que é um excelente serviço ao cliente, mas na verdade tem um motivo oculto para o fazer. Quando os passageiros entram no avião, os comissários de bordo estão fazendo avaliações. Eles observam todos os passageiros e fazem anotações mentais de quem pode ser problemático, de quem está viajando sozinho ou dos passageiros que precisam de assistência adicional caso sejam deficientes ou estejam viajando com crianças. Eles também estão vendo quem pode ser útil em uma emergência.

Eles vão te limitar, se precisarem

Instagram / @ ikparker716

Preste atenção da próxima vez que você for brigar por mais uma bebida. Não é apenas ilegal para os comissários de bordo permitir que os passageiros fiquem bêbados no voo, é proibido voar intoxicado. Se você acabar quebrando a lei, pode receber uma sentença de até dois anos. Mas pense desta forma: você não precisa exagerar em um voo porque a pressão variável da cabine faz com que o álcool tenha um efeito mais forte em seu corpo do que em terra

Eles realmente odeiam quando os passageiros pedem essa bebida. Confira!

Peça Diet Coke se quiser ser irritante

George Frey / Getty Images

Se você não quiser incomodar sua comissária de bordo durante o serviço de bebidas, não solicite uma Coca Diet. Os comissários de bordo detestam quando um passageiro pede Diet Coke e por uma boa razão. Coca Diet é mais gaseificado do que outros refrigerantes. E a mais de 30.000 pés de altitude, essas bolhas demoram uma eternidade para se acalmarem. Os comissários de bordo têm que prestar atenção extra para não deixar transbordar, mas isso significa apenas que leva cerca de três vezes mais tempo para derramar do que as outras bebidas disponíveis. Os voos são desidratantes, então é melhor que você peça água.

Há um “quarto” secreto para os seus cochilos

Chris McGrath/Getty Images

Quando se trata de voos de longa distância, você pode tirar várias sonecas, mas e a tripulação? Eles precisam estar sempre por perto para atender às necessidades do passageiro e estão sempre em pé, mas isso parece muito para um voo com mais de dez horas. Não se preocupe, os comissários de bordo também podem fazer suas pausas. Grandes aviões como os jatos Boeing 777 ou 787 têm cabines “secretas” para funcionários. Esses quartos de dormir sem janelas são construídos acima ou abaixo da cozinha, de modo que é provavelmente onde estará sua comissária de bordo favorita, caso perceba que não a vê há algum tempo.

Eles se comunicam por um código secreto

Instagram / @ futuracomissaria__

A tripulação de voo usa códigos sutis para se comunicar uns com os outros sobre os acontecimentos no avião sem que os passageiros saibam. Tem coisas que eles precisam dizer um ao outro, mas eles não querem assustar os passageiros. Esses apitos e “bips” que você costuma ouvir durante um voo não são sem motivo. Por exemplo, aqueles “dings” que você ouve no começo e no final de um voo? Isso é para sinalizar à tripulação que os estágios mais perigosos do voo acabaram, já que a decolagem e o pouso são as partes mais “delicadas” do voo.

Ser comissário de bordo não é tão incrível quanto você pensa. Confira.

Este trabalho não é para qualquer um

Scott Olson / Getty Images

Os comissários de bordo podem ter uma vida de jet-set com possibilidade de visitar novos lugares, mas nem tudo é diversão e jogos. |Em terra, muitas pessoas veem as comissárias de bordo como donas de um trabalho glamoroso, mas no ar isso muda à medida que seus empregos são comparáveis ao de uma garçonete. Um trabalho de comissária de bordo é um trabalho exigente. Você está constantemente exausta, às vezes tendo que trabalhar em voos de ida e volta. Você frequentemente recebe chamadas 4 horas da manhã e tem que trabalhar em feriados, para não mencionar o fato de ficar longe de sua família por longos períodos de tempo.

Há uma razão para que apaguem as luzes

Nicolas Economou / NurPhoto via Getty Images

Quando o avião se prepara para a decolagem ou para a descida, as luzes da cabine são desligadas. Isso nunca é realmente explicado e nem dá tempo para pensar, já que as luzes são acesas novamente alguns minutos depois, mas há realmente uma boa razão para isso. Decolagem e pouso são as etapas mais problemáticas de um voo. As luzes são desligadas para que todos os olhos possam se ajustar à luz em caso de emergência. Isso pode ajudar as pessoas a se orientarem mais facilmente, caso precisem agir.

Na verdade, não paga tão bem assim

Mehmet Ali Ozcan / Agência Anadolu / Getty Images

Os comissários de bordo precisam começar a trabalhar no minuto em que chegam no avião. Isso significa fazer verificações de segurança antes de um voo e depois saudar e ajudar os passageiros durante o processo de embarque, mas nem sempre são pagos, por tudo o que fazem antes do avião decolar. Os comissários de bordo só são pagos pelas horas que o motor liga e o avião começa a taxiar. Então eles não recebem o valor total. Contando as horas gastas longe de casa, mas não no ar, acabam recebendo uma taxa tão baixa quanto US$ 1,50 por hora.

Os tripulantes acabam se envolvendo

 

Instagram / @ rodrigoabordo

 

Você não estaria errado em assumir que as tripulações de voo se envolvem de várias maneiras. Os relacionamentos entre os membros da tripulação são aparentemente bastante comuns, o que faz sentido, já que eles passam tanto tempo juntos em um espaço tão fechado. Enquanto os comissários de bordo podem confraternizar uns com os outros, sua principal prioridade é, naturalmente, permanecer profissional em todos os momentos. Assim como qualquer trabalho, você não gostaria de lavar sua roupa suja na frente dos clientes.

Definitivamente não aceite um café

Robert Alexander / Getty Images

Muitos comissários de bordo não sugeririam tomar café ou chá em voos. Mesmo com água potável filtrada e que não é a mesma que flui através dos lavatórios, você ainda pode querer evitar essas bebidas quentes que são feitas em voo. Os tanques onde a água potável é mantida aparentemente não são limpos com a frequência que você gostaria. E, às vezes, a válvula para a água do banheiro está localizada perigosamente perto da válvula para a água limpa. Então, da próxima vez, você pode apenas querer ficar com as bebidas engarrafadas e enlatadas.

A comida também é questionável

Nicolas Economou / NurPhoto via Getty Images

Falando de coisas que você deve evitar, você também pode querer pensar duas vezes sobre a comida da companhia aérea. Refeições servidas em voos mais longos geralmente parecem bem equilibradas, mas o conteúdo nutricional dessas refeições é chocante. As refeições a bordo são carregadas com sal, açúcar, gordura e carboidratos que fazem você se sentir satisfeito, mas na verdade não tem valor nutricional. Se você está preso em um voo de longa distância com mais nada para comer, essas refeições serão sua alvação, mas você pode querer trazer sua própria comida da próxima vez.

Eles não gostam dos passageiros que andam descalços

Instagram / lalawins

Todos entendem como é desconfortável ficar preso em um avião por mais de duas horas. Muitas vezes você vê aquele passageiro que tira os sapatos e andam pela cabine sem colocá-los de volta! Pode parecer que eles estão apenas se sentindo confortáveis, mas na verdade isso é bem nojento. Os comissários de bordo sabem o quão sujo é o piso do avião. Muitos acidentes ocorrem durante o voo. Ainda que tudo seja limpo, ainda não é tão higiênico quanto você espera, especialmente entre voos. Além disso, os suprimentos de limpeza são limitados em aviões.

Eles têm poder para te prender

Chung Sung-Jun / Getty Images

É melhor você se comportar da próxima vez que voar. Se você ficar muito indisciplinado, seu comissário de bordo tem autoridade para prendê-lo (ou, no mínimo, restringir). Você pode ter visto pessoas sendo removidas de um voo antes de decolar, mas o que acontece quando as coisas acontecem no meio do voo? Se um comissário de bordo realmente precisar, eles têm o poder de restringir passageiros excessivamente agressivos ou que possam causar problemas aos outros passageiros. Eles costumam ter zip ties disponíveis ou eles podem usar as extensões do cinto de segurança como algemas. O passageiro será colocado em uma área onde não poderá incomodar e será removido na primeira parada.

Você vai pensar duas vezes sobre voar na primeira classe

MIGUEL MEDINA / AFP / Getty Images

Provavelmente não é tudo que vale a pena na primeira classe. Estudos mostraram que, no caso de um acidente de avião, aqueles que estão sentados na frente do avião estão mais propensos a morrer. Os assentos mais seguros são aqueles dentro de algumas fileiras da saída de emergência e do corredor. Estudos mostraram que os passageiros na parte de trás do avião têm as maiores taxas de sobrevivência em comparação com os da primeira classe. Em qualquer caso, não importa onde você esteja sentado, é sempre bom apertar o cinto de segurança.

As máscaras de oxigênio têm um limite de tempo

Aviation-images.com/UIG via Getty Images

 

As máscaras de oxigênio em um avião serão acionadas quando a pressão da cabine cair abaixo de um certo ponto, mas na maioria das vezes, esse ponto nunca chega. No entanto, quanto tempo elas permitiriam que você respirasse? Há cerca de 12 a 15 minutos de oxigênio nessas máscaras. Não parece muito tempo, mas é. Se você se encontrar em uma situação que justifique o uso dessas máscaras, tente relaxar e respirar. O piloto está trabalhando para levar o avião a uma altitude segura, onde você poderá respirar sem elas.

Assistentes de bordo tem que se manter na linha

Anton NovoderezhkinTASS via Getty Images

Você pode imaginar que os comissários de bordo devem manter certos padrões visuais para manter seus empregos. Embora as exigências de ter uma certa aparência e uma certa idade sejam antiquadas e há muito esquecidas, ainda há algumas coisas que os comissários de bordo devem ter em mente. Os comissários de bordo precisam ter uma cor de cabelo natural e devem ser puxados para trás se forem longos. O maior requisito que as companhias aéreas procuram nesses dias é a altura. Você não pode ser tão alto que sua cabeça esteja constantemente esbarrando nos compartimentos superiores, mas você não pode ser tão baixo que não possa realizar suas tarefas confortavelmente.

Não é fácil embarcar neste trabalho

Mikhail PochuyevTASS via Getty Images

Harvard teve uma taxa de entrada mais alta do que a Delta Airlines em suas vagas de emprego em 2010. Se você está tentando se tornar uma comissária de bordo, a competição pode ser bastante intensa. Em 2010, a Delta anunciou 1.000 vagas e recebeu mais de 100.000 currículos. Apenas quatro por cento desses receberam um retorno. Os comissários de bordo têm um trabalho bastante exigente, por muito pouco salário inicial (cerca de US$ 18.000 por ano), mas se você tem excelentes habilidades de atendimento ao cliente e acha que pode lidar com isso, vá em frente! Definitivamente ajuda ser bilíngue.

Sua bagagem extra não fará com que o avião caia

Sergei MalgavkoTASS via Getty Images

Cada passageiro tem direito a pelo menos uma mala guardada durante o voo, isso significa que eles terão que pagar algumas taxas por qualquer bagagem adicional. Embora os aviões sejam projetados para acomodar apenas uma mala por passageiro, a verdade é que malas extras dificilmente afetarão qualquer coisa. Os aviões têm que ter o centro de gravidade certo para a decolagem. Dependendo de quantas malas despachadas são colocadas no avião, a maioria das companhias aéreas usa de sacos de areia para equilibrar o peso. Isso não explica por que as companhias aéreas cobram tanto por malas extras, mas nós não fazemos as regras.

Você pode conseguir um upgrade

Yin Liqin/China News Service/VCG via Getty Images

Você deve tratar qualquer ser humano com o respeito que eles merecem em qualquer situação, mas vale a pena ser excepcionalmente agradável com seu comissário de bordo. Muitos comissários de bordo dizem que adoram clientes que respondem com um sorriso e um “muito obrigado”, e você ficaria surpreso em saber com que frequência isso não acontece. Se você for muito gentil com sua comissária de bordo, poderá até conseguir um upgrade de assento, se houver algum disponível. Também ajudará se você tiver um motivo legítimo para isso, como ser muito alto, grávida ou um passageiro frequente.

Desligar celular não é tão mortal assim

Gary Hershorn/Getty Images

Quando o comissário de bordo solicitar que você desligue seus dispositivos móveis antes da decolagem, é melhor que você o faça. Embora não desativá-lo não cause a queda do avião, ainda há uma boa razão para que ele pedir. Os sinais de celular são fortes o suficiente para interferir nas freqüências de controle de tráfego aéreo, o que não é ideal quando o avião está tentando decolar ou aterrissar. Às vezes, a decolagem pode demorar mais do que o necessário, por isso, para facilitar o processo, basta desligar os dispositivos quando chegar a hora.

Seja agradável com o pessoal do check-in

Mehmet Ali Ozcan/Anadolu Agency/Getty Images

Não é uma coisa inteligente ser rude ou desagradável com o pessoal do check-in. Eles podem escolher onde você vai sentar. Se você agir como um idiota e houver uma enorme quantidade de bebês a bordo, eles podem sentá-lo bem no meio do choro e da agitação. Mesmo que eles sorriam depois que você foi rude com eles, você não sabe o que pode estar esperando naquele avião. Além disso, como já dissemos, quanto mais você é legal, maiores serão as chances de você ser ganhar um upgrade se um assento estiver disponível.

Gorjetas são aceitas

Vladimir Shtanko/Anadolu Agency/Getty Images

Alguns não sabem que os comissários de bordo podem aceitar gorjetas. E eles não apenas aceitam, mas também apreciam muito. Essas gorjetas podem ajudá-lo a obter um tratamento de primeira classe durante o resto do voo. Um dólar pode não levar você longe, mas não tenha medo de testar sua sorte dando gorjeta. No mínimo, você fará o dia de alguém. Nunca é uma má jogada, e assim como seu garçom favorito, os comissários de bordo só querem um pouco de amor extra também.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News