29/03/2024 10:15:30

Especial
11/11/2018 15:00:00

Sindjornal e Fenaj emitem nota oficial após jornal Gazeta de Alagoas virar semanário


Sindjornal e Fenaj emitem nota oficial após jornal Gazeta de Alagoas virar semanário
O adeus da Gazeta de Alagoas

Neste sábado (10), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) emitiram nota após a confirmação da mudança do jornal Gazeta de Alagoas que deixará de ter circulação diária e passará a ser um semanário.

Na nota, Sindjornal e Fenaj classificam o atual momento como “desolador para a história do jornalismo alagoano” e prestam solidariedade a todos os membros da Organização Arnon de Mello que trabalham na Gazeta de Alagoas. “Com 88 anos de existência o maior jornal diário de Alagoas passa a ser semanal, a partir deste sábado (10), deixando uma lacuna em toda a sociedade alagoana”, diz trecho do comunicado.

Além disso, os órgãos da categoria que subscrevem a nota afirmam repudiar a “decisão de abrir mão de um legado que faz parte da história de Alagoas, ao invés de buscar soluções para viabilizar a empresa”.

O Sindjornal declara que acionou seu departamento jurídico e que o trabalho para garantir o respeito aos direitos trabalhistas dos profissionais do veículo será incansável. “Sobre as possíveis demissões, o sindicato espera que sejam apenas boato. Porque não é justo que pais e mães de família que dedicaram tanto trabalho à empresa sejam penalizados por erros que não cometeram”.

Confira a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

Neste momento desolador para a história do jornalismo alagoano, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestam total e irrestrita solidariedade a todos que fazem parte da Organização Arnon de Mello (OAM), em especial aos que trabalham, diariamente, no Jornal Gazeta de Alagoas. Com 88 anos de existência o maior jornal diário de Alagoas passa a ser semanal, a partir deste sábado (10), deixando uma lacuna em toda a sociedade alagoana.

Merecem todo o apoio e respeito os profissionais que, ao longo dos últimos anos, foram muito além do seu papel de funcionários, fizeram concessões e sacrifícios por compreender a importância de manter o impresso funcionando. Com paciência e muito trabalho, viram seus direitos como hora-extra e FGTS serem negligenciados pela empresa, mas sempre optaram pelo diálogo e a manutenção do veículo, que sempre foi entregue, pontualmente, e com qualidade ao leitor.

Por outro lado, a gestão continuou ignorando os sinais de mudança do mercado e deixou que as dificuldades se agravassem, chegando ao fim que agora se apresenta. Repudiamos a decisão de abrir mão de um legado que faz parte da história de Alagoas, ao invés de buscar soluções para viabilizar a empresa.

Prioritariamente, o Sindjornal já acionou o seu departamento jurídico e vai trabalhar incansavelmente para garantir que todos os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. Sobre as possíveis demissões, o sindicato espera que sejam apenas boato. Porque não é justo que pais e mães de família que dedicaram tanto trabalho à empresa sejam penalizados por erros que não cometeram.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas – Sindjornal / Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj

Fonte: Tribuna Hoje



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News