25/04/2024 07:34:36

Justiça
10/11/2018 07:05:00

Lula pode receber segunda sentença da Lava Jato a qualquer instante


Lula pode receber segunda sentença da Lava Jato a qualquer instante
Ilustração

Fonte Yahoo Notícias

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode receber a segunda sentença da Lava Jato a qualquer momento. Na última semana, um dos processos ao qual o petista responde na 13ª Vara Federal de Curitiba está próximo de ser concluído — neste caso específico, ele é acusado de ter recebido como vantagem indevida um terreno da Odebrecht onde levantaria um edifício do Instituto Lula em São Paulo.

Leia mais:
Odebrecht apresenta supostos e-mails sobre compra de terreno para Lula

A ação, oriunda de uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF), também abrange a oferta de um apartamento vizinho ao do ex-presidente em São Bernardo do Campo. A defesa de Lula nega as acusações e apresentou suas alegações finais sobre o caso no dia 31 de outubro, data limite determinada pela Justiça.

Os advogados de Lula acusaram o juiz federal Sergio Moro, então responsável pela Lava Jato no Paraná, de ter sido parcial ao longo do processo e citaram a possibilidade de o magistrado integrar o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) a partir de 2019. Moro, de fato, aceitou ser ministro da Justiça um dia após a alegação da defesa do ex-presidente e se afastou da função, deixando a juíza substituta Gabriela Hardt com o caso.

Antes de proferir a sentença, Hardt deve analisar dois pedidos feitos por réus do processo na última semana — uma das petições foi feita pela defesa de Lula. Nos dois casos, os advogados defendem que a juíza realize novos interrogatórios pois não teve contato direto com os réus ao longo do processo.

Caso a juíza aceite os pedidos, outros réus podem exigir o mesmo, o que ampliaria o tempo de andamento da ação penal. No entanto, Hardt negou pedido semelhante feito em outro processo por um ex-gerente da Petrobras no início da última semana.

Não há um prazo específico para que a juíza publique sua decisão a respeito do caso. No processo do tríplex do Guarujá, por exemplo, a sentença saiu 22 dias após as alegações finais. Foi a primeira condenação de Lula na Lava Jato.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News