29/03/2024 12:31:44

Mundo
09/11/2018 09:00:00

Atirador abre fogo em bar da Califórnia e deixa mortos


Atirador abre fogo em bar da Califórnia e deixa mortos
Local da chacina

Um atirador abriu fogo em um bar com centenas de pessoas na noite de quarta-feira (madrugada de quinta, 8, no Brasil), na cidade de Thousand Oaks, no sul da Califórnia, e deixou 12 pessoas mortas, entre elas um policial que atendeu a ocorrência. O agressor foi morto.

Segundo as autoridades locais, o agente respondeu aos relatos de tiros no estabelecimento e foi atingido pelo agressor assim que entrou pela porta da frente.

Os reforços policiais que chegaram ao local poucos minutos depois encontraram o atirador sem vida, com ferimentos de bala. Ainda não está claro quem atirou contra ele ou se ele tirou a própria vida.

Ao menos outras 12 pessoas ficaram feridas no ataque. O Borderline Bar & Grill, local do tiroteio, é uma casa noturna com temática do Velho Oeste e que exibe, principalmente, shows musicais de country. Ao menos 100 pessoas estavam no local no momento do tiroteio.

Segundo o site do estabelecimento, realizava um evento especial de música country para universitários nesta quarta. O bar está a poucos quilômetros da Universidade Luterana da Califórnia e é muito popular entre estudantes.

O atirador foi identificado como Ian David Long, de 28 anos, um ex-fuzileiro naval, informou o xerife local nesta quinta-feira. "Tivemos vários contatos com o sr. Long ao longo dos anos, eventos menores, uma colisão de tráfego", afirmou o xerife do condado de Ventura, Geoff Dean, acrescentando que os policiais foram chamados à casa de Long por um distúrbio em abril deste ano.

Uma testemunha que não quis se identificar, relatou ao jornal Los Angeles Times que o homem armado entrou no bar e começou a atirar. “Ele disparou muito, pelo menos trinta vezes. Eu ainda podia ouvir os tiros após ter saído do local”, contou.

Instagram Photo© Fornecido por Abril Comunicações S.A. Instagram Photo

Outra testemunha disse à emissora ABC que viu um suspeito, com barba e chapéu, jogar uma bomba de fumaça e atacar um vigia, antes de atirar indiscriminadamente. “As pessoas tentavam sair pelas janelas”, acrescentou.

Segundo Dean, uma equipe antibomba foi acionada, mas ainda não encontrou qualquer evidência que dispositivos explosivos ou de fumaça tenham sido usados no ataque. O xerife afirmou que o cenário encontrado pela polícia após o ataque é horrível, “com muito sangue em todo lugar”.

O policial morto foi identificado como o sargento Ron Helus, que trabalhava para a polícia há 29 anos. Ele foi um dos primeiros a chegar ao local depois que as autoridades receberam as chamadas de emergência. Segundo Geoff Dean, ele morreu no hospital.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a “grande coragem demonstrada pela polícia” no caso. “Deus abençoe todas as vítimas e famílias das vítimas”, escreveu no Twitter.

Thousand Oaks fica a cerca de 60 quilômetros a noroeste do centro de Los Angeles e não muito longe das áreas de Calabasas e Malibu.

Autor de tiroteio que deixou 12 mortos na Califórnia é ex-fuzileiro naval

A polícia identificou o ex-fuzileiro naval Ian David Long, de 28 anos, como o autor do tiroteio na noite de quarta-feira que causou 12 mortes em um bar na cidade de Thousand Oaks, na CalifórniaOs motivos que levaram ao ataque ainda não foram revelados.

Segundo vizinhos de Long, ele sofria de estresse pós-traumático e apresentava comportamento violento. O ex-militar, que morava com a mãe em Newbury Park, uma vizinhança a poucos quilômetros do estabelecimento que atacou, costumava quebrar a casa em momentos de raiva.

O tiroteio aconteceu por volta das 23h20 (horário local de quarta-feira, 5h20 de quinta-feira em Brasília) no Borderline Bar and Grill. Lang foi encontrado morto pela polícia dentro do estabelecimento. Ainda não está claro se ele se suicidou ou se foi atingido por outro atirador.

Segundo afirmaram fontes policiais à emissora NBC, Long é branco e tem várias tatuagens em seu corpo. Ele chegou ao bar Borderline no carro de sua mãe e, durante os disparos, não disse uma só palavra.

Os vizinhos de Long afirmaram que todos na região de Newbury Park estão cientes dos problemas emocionais do ex-militar. Richard Berge, de 77 anos, disse ao jornal Los Angeles Times que o homem sofria de estresse pós-traumático e costumava chutar as paredes de sua casa.

Segundo ele, a mãe de Long tinha muitos problemas com o filho. “Eu só sei que ele destruía a casa”, disse.

“Não temos nenhuma ideia de suas motivações”, declarou o xerife do condado de Ventura, Geoff Dean. Segundo o oficial, Long já tinha passagem pela polícia por delitos menores, incluindo uma batida de carro e uma denúncia de perturbação do sossego em abril deste ano.

Quando a polícia respondeu ao chamado feito por um dos vizinhos de Long, em abril passado, o ex-fuzileiro se desentendeu com os policiais e iniciou uma discussão. “Ele estava, de um certo modo, furioso. Ele agia de uma maneira irracional”, afirmou o xerife.

Na época, Long passou pela avaliação de especialistas em saúde mental, a pedido da polícia. Os profissionais disseram ter tido a impressão de que ele sofreia de estresse pós-traumático ligado a seus antecedentes militares. Mas concluíram  que ele não representava perigo para si mesmo ou outras pessoas e, por isso, não poderia ser obrigado a seguir nenhum tipo de tratamento.

Ainda segundo a polícia, Long também foi vítima de uma briga em outro bar em Thousand Oaks, em janeiro de 2015, mas não foi fichado pela ocorrência.

Várias testemunhas que se encontravam no Borderline Bar and Grill no momento do tiroteio descreveram Long como um “homem totalmente vestido de preto”, “barbudo” e com uma pistola de grosso calibre.

“Não temos ideia se existe um vínculo terrorista ou não. Nada me leva, a mim ou ao FBI, a pensar que tenha um vínculo terrorista”, afirmou o xerife Geoff Dean logo após o ataque.

Segundo Dean, a cena deixada por Long no bar é “horrível”. “Tem sangue por todos os lados”, disse o xerife à imprensa.

Entre as 12 vítimas do ataque está o sargento Ron Helus, que respondeu às primeiras chamadas de emergência no ba. Ele foi atingido por Long assim que entrou pela porta da frente. O policial foi levado a um hospital na região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo testemunhas, o atirador entrou pela porta principal do bar, disparou contra um segurança e depois contra outros funcionários, antes de começar a atacar as pessoas que se reuniam na pista de dança.

A arma usada por Long é uma pistola do modelo Glock 21 de calibre 45. De acordo com a polícia, o artefato foi comprado legalmente.

Trata-se do segundo tiroteio nos Estados Unidos em menos de duas semanas. Há dez dias, 11 pessoas morreram em uma sinagoga na cidade de Pittsburgh, no pior ataque antissemita cometido nos Estados Unidos.

Com MSN



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News