25/04/2024 07:40:08

Alagoas
08/11/2018 08:00:00

Habeas corpus de Lula pode ser julgado ainda neste ano pelo STF


Habeas corpus de Lula pode ser julgado ainda neste ano pelo STF
Brasilia STJ

Com Jovem Pan

Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar ainda neste ano o mais recente habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi revelada nesta quarta-feira (7) pelo ministro Edson Fachin. “É possível, se os prazos forem cumpridos”, disse ele.

No processo, a defesa argumenta que, ao aceitar assumir o Ministério da Justiça no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), o juiz federal Sergio Moro teria mostrado indícios de que agiu de maneira parcial no julgamento de Lula. Agora, Moro e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) têm cinco dias para se manifestarem. Em seguida, a Procuradoria-Geral da República terá o mesmo tempo para dar seu parecer.

Questionado se o caso deve ser apreciado na Segunda Turma e não no plenário do STF, Fachin confirmou. “A matéria é pacífica sobre o tema, creio que não há razão de enviar ao plenário como houve em outras hipóteses que havia questões importantes para que o plenário definisse. Como há jurisprudência assentada, a competência originariamente é da Turma.”

Para o ministro Gilmar Mendes, que também integra a Segunda Turma, no entanto, o mais recente pedido de liberdade de Lula deve voltar a ser discutido em plenário. “Eu acho que a matéria acabará vindo para o plenário, acho que é natural”, disse. “A Turma é que delibera. Acho que essa [de levar a plenário] é que será a avaliação. É uma decisão do colegiado, mas considerando a complexidade do tema, a delicadeza, os precedentes anteriores, é de se esperar que seja essa a decisão. Mas a Turma é soberana”, acrescentou.

Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após ter sua condenação confirmada pelo TRF4, que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão ao ex-presidente, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News