24/04/2024 05:22:00

03/03/2009 00:00:00

Brasil


Brasil

A cidade de Paulo Afonso (BA) inicia nesta terça-feira (3) uma série de eventos para comemorar o centenário de nascimento de Maria Gomes de Olveira, a Maria Bonita, (foto 1) que nasceu em 8 de março de 1911. A primeira programação de eventos termina neste domingo (8). 

O objetivo da Diretoria de Cultura da cidade baiana é falar da importância da mulher no Cangaço, já que Maria Bonita nasceu no dia Internacional da Mulher e acompanhou o movimento ao lado de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

A ex-cangaceira Aristeia Soares de Lima, (foto 2) o ex-soldado da volante Teófilo Pires, além de Neli Conceição e João Souto, filhos do casal de cangaceiros Moreno e Durvinha estarão presentes nos eventos. Aristeia é uma das últimas remanescentes da luta do cangaço e vive há quatro anos na cidade de Delmiro Gouveia, em Alagoas. Aristeia Soares de Lima, 96 anos, disse que não tem saudades do tempo em que viveu na caatinga. Ela disse também que chegou a passar fome depois do fim do cangaço, em 1940. 
 

Jeito feminino no cangaço 

Segundo o historiador João de Sousa Lima, Maria Bonita foi responsável por introduzir vários costumes no meio dos homens do cangaço, já que a presença de mulheres no movimento era proibida até a entrada dela no grupo.

A série de eventos pelo centenário da Rainha do Cangaço é uma iniciativa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Secretaria de Turismo de Paulo Afonso. A atividade de abertura é o I Seminário sobre o nascimento de Maria Bonita. A segunda edição do evento será realizada em 2010 e o terceiro seminário será feito em 2011.

"Queremos valorizar nossas raízes culturais e levar ao conhecimento público a importância de Paulo Afonso como um dos principais cenários relacionados com a história do cangaço. Além disso, vamos falar da importância de uma mulher que rompeu todas as barreiras de preconceito e entrar para história do país", disse João de Sousa, que também é diretor de cultura de Paulo Afonso.

Turismo

Os endereços que possuem referência ao cangaço em Paulo Afonso vão se transformar em pontos turísticos para alunos e pesquisadores da região e do país. Para isso foi criado o "Roteiro do Cangaço". Uma destes pontos é a casa onde viveu Maria Bonita, (foto 3) no povoado de Malhada da Caiçara.

O imóvel foi restaurado e abriga um acervo de fotografias de Lampião e Maria Bonita, além de objetos que foram usados pela família dela.

Programação


Nesta terça-feira será inaugurada a mostra cultural para alunos das escolas municipais e estaduais. A visitação será feita com guias culturais. Às 19h30 será apresentada a peça teatral "A Noite cabreira de Angico".

Na quarta-feira (4), as visitas serão mantidas, além de palestras sobre empreendedorismo cultural. Na quinta-feira (5), o dia será destinado apenas às visitações de alunos e pesquisadores ao local.

Na sexta-feira (6), os organizadores vão exibir os filmes "A casa de Maria Bonita", dirigido por Gilmar Teixeira e João de Sousa Lima; "Sila a Cangaceira", dirigido por Aderbal Nogueira; Virgulino Ferreira da Silva - Governador do Sertão, com direção de Manoel Neto e Miguel Teles; e 70 anos da Morte de Lampião e Maria Bonita, dirigido por Antônio Galdino.

Após as exibições dos filmes será realizado um debate com o tema "A participação da Mulher no Cangaço" e o ciclo de palestras "A Vida de Maria Bonita", com escritores de outros estados. Às 19h30 será feito o lançamento do livro "A Trejaetória guerreira de Maria Bonita - a Rainha do Cangaço", de João de Sousa Lima.

No sábado (7), os filmes serão exibidos novamente. No domingo (8), uma excursão vai levar estudantes até a casa onde viveu Maria Bonita.

com G1

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News