25/04/2024 12:20:57

Política
04/11/2018 12:30:00

Ciro acusa PT de traição e pede esquerda que não ‘tape nariz’ para corrupção


Ciro acusa PT de traição e pede esquerda que não ‘tape nariz’ para corrupção
Ilustração

Via MSN

Criticado por não ter explicitamente declarado voto em Fernando Haddad (PT) no segundo turno, o ex-ministro Ciro Gomes, que disputou o Planalto pelo PDT, justificou a sua posição em uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada nesta quarta-feira. Para ele, apesar de ter se colocado contra Jair Bolsonaro (PSL), não faria sentido defender o voto em Haddad uma vez que não está mais disposto a “fazer campanha para o PT“.

Na sua visão, ele foi coerente com o que sustentou no primeiro turno. “A gente trai quando dá a palavra e faz o oposto. Quem tiver prestado a atenção no que falei, está muito clara a minha posição de que com o PT eu não iria”, diz.

O pedetista demonstrou ressentimento do ex-aliados, citando especificamente o episódio do acordo entre petistas e o PSB, quando, apesar de não conseguir a adesão da legenda, o PT sacrificou a sua candidatura ao governo de Pernambuco com o objetivo de garantir que o partido não apoiasse Ciro, isolando-o. Para o ex-ministro, neste momento o “PT elegeu Bolsonaro”.

“Você imagina conseguir do PSB neutralidade trocando o governo de Pernambuco e de Minas? Em nome de que foi feito isso? De qual espírito público, razão nacional, interesse popular? Projeto de poder miúdo”, disse, culpando “o ex-presidente Lula e seus asseclas” pelo que ele chama de “traição”. “Fomos miseravelmente traídos. Aí, é traição, traição mesmo. Palavra dada e não cumprida, clandestinidade, acertos espúrios, grana”, argumentou.

Na visão de Ciro, foi o lulopetismo se transformou em um “caudilhismo corrupto e corruptor” responsável por dar impulso a uma força política antagônica, uma “histeria coletiva” que levou o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) a ser eleito no último domingo. O ex-ministro disse ser falta de “sobriedade e modéstia” falar em uma nova candidatura à Presidência em 2022, mas deixou claro que voltou atrás em um discurso no qual anunciava que, caso Bolsonaro fosse eleito, ele deixaria a vida pública.

“Depois de tudo o que acabou acontecendo, a minha responsabilidade é muito grande. Não sei se serei mais candidato, mas não posso me afastar agora da luta. O país ficou órfão”, disse ao jornal.

‘Novo campo’

Ciro Gomes afirmou que, para a oposição a Bolsonaro nos próximos quatro anos, ele não quer participar de uma “reaglutinação da esquerda”, mas sim fundar um “novo campo” à esquerda onde não se “tape o nariz com ladroeira, corrupção, falta de escrúpulo, oportunismo”.

Nas próximas semanas, Ciro e Fernando Haddad devem travar uma disputa para ver quem será o principal líder do campo oposto ao presidente eleito. O tema passará diretamente por uma definição da organização de forças no Congresso. O PT pretende articular uma frente de esquerda na qual, como a maior bancada, a legenda seja a protagonista.

No entanto, há a expectativa de que outros partidos desse campo ideológico, o PDT de Ciro, o PCdoB e o PSB possam formar um outro grupo, sem a presença dos petistas, que, na visão de parte dos políticos destes partidos, se aproveitariam dos demais para reforçar a própria liderança. É exatamente esse o discurso do ex-ministro à Folha sobre o assunto. “Não quero participar dessa aglutinação de esquerda. Isso sempre foi sinônimo oportunista de hegemonia petista”, criticou.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News