19/04/2024 09:12:21

Alagoas
17/10/2018 14:09:00

Metas da educação podem não ser alcançadas até 2024, alerta TCU


Metas da educação podem não ser alcançadas até 2024, alerta TCU
lustração

Das 20 metas do Plano Nacional de Educação, apenas duas têm grande probabilidade de serem alcançadas até 2024, segundo o TCU, o Tribunal de Contas da União.

Outras seis metas podem ser atendidas parcialmente e 9 das 20 metas correm o risco de não serem implementadas, nem parcialmente.

Ainda segundo o TCU, duas das metas não têm informações suficientes para saber se poderão ser alcançadas.

As metas com mais probabilidades de serem efetivadas são a que determina educação em tempo integral em 50% das escolas e incluindo 25% dos alunos do ensino básico; e a que institui a ampliação do número de mestres e doutores no ensino superior para 75% do total de docentes, sendo 30% de doutores.

Segundo o TCU, são objetivos próximos da realidade de 2014, quando o Plano Nacional de Educação entrou em vigor.

Entras as metas que não devem ser alcançadas estão a que determina a alfabetização de todas as crianças até o terceiro ano do ensino fundamental; e a de oferecer 25% das matrículas para jovens e adultos de forma integrada à educação profissional.

A meta de ampliar o investimento em educação pública até 7% do PIB, em 2019, e 10% do PIB, até 2024, também pode não ser alcançada.

O ministro do TCU, relator do processo, Walton Alencar Rodrigues, encaminhou recomendações aos ministérios da Educação e do Planejamento, e também à Câmara dos Deputados e ao Senado para que tomem providências a fim de que as metas do Plano Nacional de Educação sejam alcançadas.

Entre as recomendações, o TCU pede que o MEC envie relatórios com as possibilidades de cumprir as metas do plano até 2024.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News