29/03/2024 02:52:16

Saúde
16/10/2018 08:04:00

Dormir pouco é pior para as suas notas do que álcool ou maconha


Dormir pouco é pior para as suas notas do que álcool ou maconha
Ilustração

Beber álcool ou fumar maconha antes das aulas nunca foi associado a uma melhora no desempenho acadêmico. Você pode até ficar mais bem humorado, ter ideias revolucionárias, mas não consegue prestar atenção no exercício de trigonometria. Definitivamente, não rola.

Não à toa, vira e mexe surgem campanhas para alertar para os excessos nessa divertida fase da vida. Pesquisadores, no entanto, descobriram que há algo tão prejudicial quanto, talvez até pior para as suas notas que a farra no bar da faculdade: dormir pouco.

Leia também:
+Oito horas de sono não são suficientes, afirma cientista
Dormir pouco faz de você uma pessoa mais solitária — e é contagiante

Mesmo que você tenha passado a noite em claro justamente para estudar para  a próxima prova, não adianta. Um estudo realizado com 55.322 estudantes universitários norte-americanos descobriu que a cada noite sem dormir foi associada a uma queda de 0,02 ponto na sua média de pontos acumulados (GPA), o sistema de avaliação americano, e tinham chances 10% maiores de desistir de um curso.

De acordo com um dos autores, J. Roxanne Prichard, diretor científico do Centro de Sono Universitário da Universidade de St. Thomas em Saint Paul, em Minnesota, essa pode ser a diferença entre passar ou não em medicina.

"Alguém que está rotineiramente bem descansado tem uma vantagem de 0,14 GPA sobre alguém perpetuamente sonolento", disse Prichard à Reuters, "Quando você está se aproximando do trabalho escolar bem descansado, você pode realizar o trabalho e a resolução de problemas complexos com muito mais eficiência".

Os alunos do primeiro ano pareciam mais vulneráveis ??a notas ruins relacionadas ao sono, segundo o estudo. Entre esses calouros, o impacto de cada dia adicional por semana com problemas de sono teve o mesmo impacto sobre o consumo excessivo de álcool e uso de drogas. Para os veteranos, o efeito era tão ruim quanto estar em um relacionamento abusivo.

Somente dificuldades de aprendizagem, depressão e ansiedade diagnosticados apresentaram um impacto maior que a falta de sono nas notas dos estudantes.

"Noites ocasionais de sono ruim podem ser consideradas normais para qualquer grupo", disse James Pagel, da University of Colorado Anschutz Medical Campus, que não esteve envolvido no estudo, à Reuters. "Mas, no geral, este estudo sugere fortemente que os indivíduos com queixas de sono na faculdade podem ter mais dificuldade em manter níveis elevados de desempenho acadêmico".



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News