26/04/2024 15:11:06

19/06/2007 00:00:00

Política


Política

O senador Fernando Collor (PTB-AL) reivindicou ajustes nas políticas externa e de defesa do atual governo. O pleito se justificaria pela necessidade de o Brasil se resguardar frente à situação de instabilidade observada em países vizinhos. O alerta tinha em vista, especialmente, à Bolívia e à Venezuela, esta última dedicada, segundo Collor, "à escalada de influência no entorno brasileiro".

- Um arco de instabilidade cerca o país. Não podemos deixar de estar preparados no campo diplomático e de defesa - alertou. Após apontar o pioneirismo do Brasil na integração sul-americana, Collor sustentou que o sucesso desse processo depende da superação de diferenças culturais e históricas e da construção de uma visão conjunta de futuro.

- A integração que sempre almejei tem a paz como pressuposto. Cabe ao Brasil não deixar ruir esse processo - incentivou. Ainda na sua opinião, o Senado precisa participar de forma mais ativa das decisões nos campos diplomático e de defesa.

Em relação à formação de diplomatas, por exemplo, o senador criticou a ampliação das vagas na carreira e o fato de o exame de língua estrangeira passar de eliminatório para classificatório. Defendeu ainda uma política externa menos ideológica e mais voltada para a aceleração do crescimento.

No tocante às Forças Armadas, conclamou a sociedade brasileira a voltar a refletir sobre as funções constitucionais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. E considerou fundamental o Estado investir em sua modernização e no seu reaparelhamento.

Em aparte, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) considerou pertinente esse alerta no momento em que o Congresso prepara-se para discutir o ingresso da Venezuela no Mercosul. Em seguida, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Heráclito Fortes, alertou para a necessidade de o Senado e o país estarem atentos ao sucateamento das Forças Armadas, advertência apoiada ainda pelos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Mão Santa (PMDB-PI).

Fonte: Agência Senado



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News