19/04/2024 10:53:48

Mundo
11/10/2018 14:06:00

Israel adota plano para eliminar veículos a gasolina e diesel até 2030


Israel adota plano para eliminar veículos a gasolina e diesel até 2030
Yuval Steinz de Minhas e Energia de Israel

(Reuters) - Os israelenses não poderão mais comprar veículos movidos a gasolina e diesel depois de 2030, disse o Ministério da Energia nesta terça-feira, divulgando um plano para substituí-los por carros elétricos e caminhões que rodam com gás natural.

O desafio será criar uma "massa crítica" inicial de carros que desviará a indústria local dos motores a gasolina e diesel, disse o ministro da Energia, Yuval Steinitz.

"Já estamos incentivando ao financiar estações de recarga, mais de 2 mil novas estações de recarga em todo o país", explicou Steinitz à Reuters.

O governo, disse ele, "reduzirá a taxação dos carros elétricos para quase zero, então eles serão muito mais baratos".

A campanha a favor dos carros elétricos é parte de um plano mais amplo para acabar com a dependência israelense da gasolina, do diesel e do carvão. Nos últimos anos Israel descobriu grandes depósitos de gás natural, um combustível fóssil menos poluente, e está convertendo suas estações de energia para isso.

O plano foi divulgado um dia depois de um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a mudança climática pedir grandes mudanças na maneira 

como a humanidade usa a energia.

O divisor de águas deve ocorrer aproximadamente em 2025, quando, de acordo com a meta do ministério, haverá cerca de 177 mil carros elétricos circulando em Israel. Atualmente eles são somente algumas dezenas.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News