26/04/2024 08:03:00

Educação
07/10/2018 21:05:00

Renan Filho é reeleito governador de Alagoas com mais 77% dos votos


Renan Filho é reeleito governador de Alagoas com mais 77% dos votos
Governador Renan Filho é reeleito em Alagoas

O candidato do MDB, Renan Filho, foi reeleito governador de Alagoas com votação de mais de 77%, com mais de 868 mil votos, 745 mil votos a mais que o candidato do PSL, Josan Leite, que ficou em segundo lugar.

Com estes número Renan Filho se tornou um dos  governadores mais bem votados de todo o Brasil, nas eleições de 2018.

Uma das surpresas desta eleição foi o desempenho do candidato Josan Leite, que ficou em segundo lugar com mais de 121 mil votos, correspondendo a mais de 10% dos votos válidos.

A cientista política e professora universitária, Luciana Santana, disse em entrevista à TV Ponta Verde que este resultado se explica por causa da base do candidato do PSL na esfera nacional. “Ele fez uma militância maior na reta final da candidatura e muitos eleitores decidiram votar na legenda (ele é do mesmo partido do candidato à presidência Jair Bolsonaro, que ficou em primeiro lugar na votação) para manter uma coerência. Foi um voto ideológico, mesmo que ele não tivesse chances reais de vencer”, explicou.

O terceiro colocado na eleição para o Governo foi Pinto de Luna (PROS) que conquistou 83 mil votos, seguido pelo candidato Basile Christopoulos (PSOL) com 48 mil votos.

O último candidato, Melquezedeque Farias (PCO), não teve votos de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele teve a candidatura indeferida pelo tribunal, por ser considerado inapto, mas como ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  pôde ser votado nesta eleição.

Renan Filho é economista, tem 38 anos, e foi o mais jovem governador da história de Alagoas. Aos 25 anos  foi eleito prefeito da cidade de Murici, na Zona da Mata alagoana, em 2004, sendo reeleito em 2008. Em 2010 deixou o cargo, para ocupar o cargo de deputado federal. Ele acompanhou a apuração dos votos reunido com a família em seu apartamento, em um prédio localizado no bairro da Ponta Verde.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News