25/04/2024 01:38:54

Saúde
30/09/2018 14:07:00

Pólio e Sarampo: Maceió atinge meta e imuniza mais de 95%


Pólio e Sarampo: Maceió atinge meta e imuniza mais de 95%
Ilustração

Maceió atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) e imunizou mais de 95% das crianças de um a quatro anos contra o sarampo e a poliomielite. De acordo com a Gerência de Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a meta foi alcançada nessa sexta-feira, 28.

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, ressaltou que durante a campanha, que visa a prevenção das doenças por meio da vacinação do público-alvo, diversas ações foram realizadas e a imunização foi ofertada em horários e locais diferenciados. “O engajamento de toda a equipe da Saúde e a conscientização da população nos fez alcançar esse resultado. Nossas crianças estão imunizadas, protegidas e isso é o mais importante”, pontuou o secretário.

Unidades de saúde, creches, escolas, shoppings e lojas de Maceió estiveram disponíveis para que pais e responsáveis pudessem vacinar as crianças e contribuir com a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubeóla.

Além disso, equipes compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de endemias se deslocaram para áreas de difícil acesso, realizaram uma busca ativa e imunizaram o público-alvo dessas regiões.

O que é o Sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. A doença pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano. Em algumas partes do mundo, é uma das principais causas de mortalidade entre crianças menores de cinco anos.

Poliomielite (paralisia infantil)

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News