26/04/2024 15:38:54

Alagoas
27/09/2018 14:06:00

Mata Atlântica perde metade dos mamíferos nas últimas cinco décadas


Mata Atlântica perde metade dos mamíferos nas últimas cinco décadas
Onça pintada

Um "colapso" nunca antes registrado abate a Mata Atlântica. Pressionado pela excessiva exploração humana, o maior trecho latitudinal contínuo de floresta tropical do mundo teve a população de mamíferos reduzida pela metade desde o início da colonização, há cinco séculos. As principais vítimas são animais de médio e grande portes, como onças-pintadas e antas, segundo pesquisa divulgada na última edição da revista Plos One.

“A diversidade de mamíferos da outrora majestosa Mata Atlântica foi reduzida em grande parte a uma sombra pálida de seu antigo eu”, lamenta Juliano Bogoni, que liderou o estudo com Carlos Peres, professor da Universidade de East Anglia (UEA), no Reino Unido. Bogoni atualmente é pesquisador de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). À época do estudo, a dupla contou com a ajuda de colaboradores da Universidade Federal de Santa Catarina.

A equipe comparou inventários sobre a Mata Atlântica publicados nos últimos 30 anos com dados sobre a biodiversidade da área na época do Brasil Colonial. As análises mostraram que a pressão de atividades humanas — principalmente a agricultura, a extração de madeira e os incêndios — reduziu drasticamente o tamanho do bioma, o que teve impacto significativo nas populações de mamíferos.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News