16/04/2024 07:05:55

Mundo
27/09/2018 14:04:00

Irã acusa Trump de ser a causa da alta do preço do petróleo


Irã acusa Trump de ser a causa da alta do preço do petróleo
Trump na onu

O ministro de Petróleo do Irã, Biyan Zanghaneh, disse nesta quarta-feira que "o presidente dos Estados Unidos (Donald Trump) é a principal causa da alta do preço do petróleo" e o aconselhou a não bloquear as exportações iranianas para estabilizar o mercado.

Zanghaneh, citado pela agência oficial "IRNA", ressaltou que as políticas americanas são os motivos da "instabilidade no mercado petroleiro".

Durante seu discurso ontem na Assembleia Geral da ONU, o presidente dos EUA culpou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) de manter os preços muito altos.

"Trump está tentando reduzir as exportações de petróleo do Irã e manter os preços baixos, mas não se pode conseguir as duas coisas ao mesmo tempo", disse o ministro iraniano.

Sobre o assunto, Zanghaneh indicou que se os EUA "procuram um mercado estável, deveriam parar de se intrometer no Oriente Médio e evitar o bloqueio às exportações do Irã".

Trump retirou em maio os EUA do acordo nuclear de 2015 com o Irã, assinado também por Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, e voltou a impor sanções a Teerã, que entrarão em vigor o novembro próximo.

A respeito do apoio dos demais signatários do acordo para facilitar as exportações de petróleo iraniano, Zanghaneh destacou que há "vontade política" e se mostrou confiante quanto as medidas serem implementadas na prática.

Para resistir ao efeito das sanções americanas, a União Europeia (UE) anunciou na última segunda-feira que criará um mecanismo especial para facilitar as transações e o comércio com o Irã e os pagamentos vinculados com as exportações de petróleo iranianas.

Este mecanismo foi qualificado hoje como "um passo adiante" pelo vice-presidente do Irã para Assuntos Econômicos, Mohamad Nahavandian.

O Irã, que tem a quarta maior reserva de petróleo do mundo, exportou nos últimos meses uma média de 2,3 milhões de barris diários.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News