21/10/2018 08:13:51

Saúde
26/09/2018 14:08:00

Especialistas da USP esclarecem dúvidas sobre saúde mental em evento


Especialistas da USP esclarecem dúvidas sobre saúde mental em evento
Evento discute saúde mental

Jornal USP-SP

No dia 28 de setembro, o Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da USP, em São Paulo,  receberá a sétima edição do IPq Portas AbertasA ação de saúde tem como objetivo informar a população sobre diversos transtornos neuropsiquiátricos. A programação vai das 8 às 17 horas e a entrada é gratuita.

Ao todo, serão mais de 250 especialistas, responsáveis por mais de 160 atividades entre palestras, workshops e ações de saúde. A intenção do evento não é oferecer terapias ou atendimentos, mas sim levar informação para o público e apresentar práticas integrativas e complementares, como a quiropraxia e o shiatsu.

Professor Wagner Gattaz criou o IPq Portas Abertas inspirado em eventos que presenciou enquanto morava na Alemanha – Fonte: Divulgação / Arquivo IPq

.
Durante todo o dia, diversas áreas da psiquiatria serão abordadas, desde as doenças e distúrbios mais comuns, como depressão e ansiedade, até o tratamento com animais e o uso de medicamentos.

O IPq Portas Abertas surgiu de uma proposta do professor Wagner Gattaz, presidente do Conselho Diretor do IPq e coordenador do evento. “Serve para a população saber o que se faz lá dentro”, relata. De acordo com ele, foram realizadas pesquisas e estudos sobre o tema que mostraram a grande importância desses eventos, ainda mais em uma área da medicina cercada por tantos estigmas e preconceitos. “Invariavelmente encontrávamos que, quanto maior o nível de informação sobre o assunto, menor era o preconceito.”

No ano passado, evento recebeu três mil pessoas – Foto: Divulgação / Arquivo IPq

.
Em sua sétima edição, o evento vem crescendo a cada ano. Só em 2017, cerca de três mil pessoas compareceram ao Instituto de Psiquiatria. Gattaz explica, ainda, que esse interesse crescente não é apenas da população: “A cada ano, mais profissionais do instituto insistem em participar também.”

Para fazer a inscrição, basta acessar o site do evento. O IPq fica na Rua Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, São Paulo.



Enquete
Você acha que passada a eleição o governo vai dar sequencia as obras iniciadas no período de campanha?
Total de votos: 117
Google News