25/04/2024 21:24:43

Saúde
26/09/2018 08:07:00

Dois minutos de HIIT equivalem a 30 minutos de caminhada, diz pesquisa


Dois minutos de HIIT equivalem a 30 minutos de caminhada, diz pesquisa
Exercicio HIT

OTreino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT, na sigla em inglês) envolve exercícios físicos muito intensos, com o objetivo de deixar o coração acelerado, seguido de momentos mais tranquilos. Um novo estudo aponta que apenas dois minutos da modalidade é equivalente a meia hora de atividades aeróbicas como caminhada, ciclismo e basquete. 

Pesquisadores recrutaram oito voluntários adultos para participar de três sessões de exercícios de diferentes intensidades, calculando o quanto de energia eles gastaram e medindo mudanças mitocondriais que ocorreram durante o treino. Para isso, os especialistas compararam uma biópsia muscular da coxa dos participantes antes, logo após e três horas depois do treino.

O treino moderado envolveu 30 minutos de ciclismo contínuo com 50% de esforço máximo. O HIIT consistiu em cinco sessões de ciclismo de 4 minutos com 75% de esforço máximo, com um descanso de um minuto entre cada sessão. Já o treinamento de ciclismo de pista (sprint) envolveu quatro sessões de 30 segundos de ciclismo com 100% de pico de esforço e um período de descanso de quatro minutos e trinta segundos entre cada partida.

Para evitar "contaminar" os resultados, as atividades foram distribuídas em um período de pelo menos uma semana de descanso. 

Segundo o relatório, publicado no periódico American Journal of Physiology, os níveis de peróxido de hidrogênio (H2O2) diminuíram imediatamente no pós-exercício e aumentaram três horas depois. O oposto ocorreu para respirometria mitocondrial (JO2), que ficou mais alta logo após o exercício e diminuiu três horas depois.

De acordo com os pesquisadores, estes níveis podem promover estímulos celulares que ajudam a função metabólica do organismo. Além disso, os resultados não apontaram para uma uma diferença significativa na resposta mitocondrial entre cada um dos três treinos, sugerindo que dois minutos de HIIT podem produzir os mesmos resultados de meia hora de outras modalidades aeróbicas.

"Isso sugere que o exercício pode ser prescrito de acordo com as preferências individuais, e que ainda assim gera adaptações metabólicas benéficas", escrevem os autores do estudo. "Essas descobertas têm implicações importantes na compreensão de como o exercício pode ser usado para melhorar a saúde metabólica na população em geral".



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News