25/04/2024 00:48:07

Especial
25/09/2018 08:05:00

Novo tipo de neurônio é descoberto e pode existir apenas em humanos


Novo tipo de neurônio é descoberto e pode existir apenas em humanos
Ilustração

Revista Galileu

que faz da humanidade uma espécie única no planeta? Talvez parte da resposta tenha sido descoberta nesta semana: um estudo conduzido por pesquisadores de diferentes países identificou um novo tipo de neurônio que, em uma primeira análise, parece existir apenas nos cérebros humanos.

Apelidado de "neurônio rosa mosqueta" por conta de sua estrutura semelhante à uma rosa que perdeu suas pétalas, esse conjunto de células foi encontrado no córtex, a camada mais externa do cérebro e que é ligado ao pensamento complexo, às emoções, à memória e à autoconsciência. Os cientistas afirmam que essa região é considerada a estrutura mais complexa que existe na natureza. 

De acordo com o estudo, publicado no periódico Nature Neuroscience, esses neurônios pertencem a uma classe conhecida como "neurônios inibitórios", que ajudam a coordenar a atividade das demais células do sistema nervoso. Eles se ligam aos demais neurônios de uma maneira específica, o que indica uma participação estratégica no controle de informações da rede neural. 

Rede de neurônios (Foto: Wikimedia Commons)

Para realizar a descoberta, os pesquisadores utilizaram amostras de tecido de dois homens que morreram e doaram seus corpos para a realização de pesquisas científicas. Ao analisar a camada superior do córtex, identificaram a presença desses neurônios. 

Na primeira etapa do estudo, os cientistas vasculharam as estruturas cerebrais de ratos para verificar se encontravam os "neurônios rosa mosqueta", mas não obtiveram sucesso. Agora, eles investigarão outras espécies de animais para confirmar se esse tipo de célula nervosa só existe em humanos. 

Apesar dos diferentes recursos tecnológicos disponíveis, o cérebro humano ainda é pouco entendido pela ciência. Com a descoberta, uma importante conclusão já foi registrada: para analisar como a estrutura neural humana reage, é impossível utilizar comparações realizadas com outros animais, como nos testes realizados em ratos de laboratório. Mais um desafio para a neurociência. 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News