25/04/2024 10:58:16

Comportamento
22/09/2018 16:00:00

Pesquisa indica que disposição para colaborar é influenciada pelo ambiente


Pesquisa indica que disposição para colaborar é influenciada pelo ambiente
Tribo africana

A doação de alimentos, roupas, sangue e tantos outros atos de caridade envolvem um comportamento que desperta interesse dos cientistas: a cooperação. A origem e a motivação para esse tipo de atitude são alguns dos campos investigados. Seguindo essa linha, uma equipe de pesquisadores norte-americanos estudou membros da tribo de caçadores-coletores hadza, na Tanzânia, por um período de seis anos e chegou à conclusão de que a colaboração sofre grande influência do grupo em que um indivíduo está inserido. Segundo eles, trata-se de um comportamento “contagioso”.

“Nós ajudamos aqueles que foram afetados por desastres naturais, escrevemos comentários on-line para restaurantes que visitamos... A cooperação é um dos nossos traços definidores. Explicar como os humanos se tornaram uma espécie cooperativa tem intrigado gerações de cientistas”, ressalta ao Correio Coren Apicella, pesquisadora da Universidade da Pensilvânia e uma das autoras do estudo, publicado na última edição da revista Current Biology.

A cientista explica que os hadzas foram escolhidos para a pesquisa devido à forma como se organizam: é  uma sociedade que obtém seus alimentos por meio da caça e da coleta. “Optamos por estudar a cooperação em uma população cujo modo de vida é mais semelhante à vida de nossos primeiros ancestrais. Acreditamos que eles nos oferecem uma janela sobre como a cooperação pode ter sido sustentada em nossos antepassados”, justifica.

 
Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News