20/04/2024 09:50:51

Justiça
21/09/2018 22:30:00

Supremo decide que Apple pode usar marca iPhone sem indenizar Gradiente


Supremo decide que Apple pode usar marca iPhone sem indenizar Gradiente
Ilustração

4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quinta-feira (20) que a Apple pode continuar a usar a marca "iPhone" sem que seja necessário indenizar a Gradiente. 

Como lembra o G1, o imbróglio começou quando a Gradiente entrou com um recurso no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) contra decisões que tornou parcialmente nulo o uso da marca mista “G Gradiente iPhone”, lançada em março 2000. A licença foi concedida apenas em 2008  e o produto foi lançado em 2012. 

Quando foi lançado o primeiro iPhone, a Apple pediu o registro do nome, que foi negado por ter já sido concedido à marca brasileira. 

A empresa americana, então, entrou com um recurso solicitando a nulidade parcial. Para isso, alegou que desde 1998 que tem produtos com nomes que comecem com o "i" minúsculo e o "p" maiúsculo, como iPad e iPod. A Apple ganhou em instâncias inferiores. 

Facebook monta 'sala de guerra' para combater notícias falsas

No STJ, votaram contra o recurso da Gradiente os ministros Luís Felipe Salomão (relator), Isabel Gallotti, Marco Buzzi e Antonio Carlos Ferreira, presidente da Turma. 

Ainda de acordo com o G1, a advogado Antônio de Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende a Gradiente, explicou que ainda vai analisar os votos para então decidir se recorrerá da decisão.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News