18/04/2024 20:24:40

Economia
21/09/2018 16:30:00

Falta de recursos e baixa confiança reduzem investimentos


Falta de recursos e baixa confiança reduzem investimentos
Ilustração

Os investimentos brasileiros persistem em nível baixo em 2018. Medido pelas contas nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o investimento mal superou os 16% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre. O Jornal da USP no Ar conversou com o professor Gilson Garófalo, de MBA da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, sobre os motivos desses níveis continuarem baixos e a perspectiva de investimento no futuro.

O especialista explica que a falta de recursos do governo, juntamente com os baixos índices de confiança da população e empresariado, por conta da instabilidade do cenário do Brasil, e a falta de um marco regulatório impossibilitam que os investimentos decolem. Ainda faz uma previsão: o panorama não tende a mudar antes do final do primeiro semestre de 2019, quando uma nova perspectiva pode começar a ser formada.

A única saída atual das empresas é focar seu investimento em títulos públicos, que remuneram adequadamente mesmo com a deficiência de caixa do Tesouro Nacional, segundo Garófalo. A insegurança é responsável pela escolha cômoda, já que o País enfrenta quase 14 milhões de desempregados e cerca de 40% dos brasileiros estão endividados. Diante dos números, não há motivo para investir em um mercado consumidor incapaz de receber a aplicação de capital.

O professor comenta ainda sobre a taxa de câmbio, que beneficiou o setor industrial quando estava baixa. Porém, a situação também ocasionou a fuga de capital do Brasil, com a busca de melhores oportunidades em outros países. O câmbio é responsável por grandes consequências no âmbito nacional, pois, além de controlar o preço, influencia na demanda do mercado interno. A fim de melhorar todo o cenário, Garófalo afirma que as reformas tributária, previdenciária e administrativa são necessárias para incentivar o ritmo de investimento.

Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP,  Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News