26/04/2024 12:29:29

Esportes
21/09/2018 11:00:00

Mesmo em mau momento na Série B, CRB celebra 106 anos de existência


Mesmo em mau momento na Série B, CRB celebra 106 anos de existência
CRB comemora 106 anos

Vinte de setembro de mil novecentos e doze. Foi neste dia que seis desportistas comandados por Lafaiete Pacheco e Antônio Vianna resolveram fundar um dos clubes mais tradicionais do país banhado em vermelho e branco. Apesar da fase na Série B do Brasileirão não ser nada agradável - 18º colocado -, a direção do CRB resolveu celebrar os 106 anos do clube com uma missa na Igreja São Pedro, às 9h, nesta quinta-feira (20), no bairro da Ponta Verde.

Como seu próprio nome identifica, a história do Clube de Regatas Brasil, o CRB, teve início no remo nas águas da Pajuçara, mas foi no futebol que o Galo construiu uma trajetória repleta de glórias e emoções.

A maioria dos torcedores, quando desperta o interesse pelo futebol, se apega a algumas características: quando não por influência paterna, são as cores de uma determinada equipe que fazem a paixão aflorar.

Aos 13 anos de idade, recém-chegado de Mata Grande, interior de Alagoas, para a capital Maceió, Manoel Messias - agora com 64 anos - se apaixonou pelo Regatas quando foi ao Rei Pelé pela primeira vez com um amigo e de cara, presenciou o "Clássico das Letrinhas" entre CRB e CSA.

"Quando fui ao Trapichão pela primeira vez foi em um dia de clássico. Era criança e senti o chão tremer quando as duas equipes entraram em campo. Me segurei achando que ia desabar tudo. Mas quando percebi que era normal, eu vi aquele marzão vermelho e me arrepiei na hora. Não tive como não torcer pelo Galo naquele dia, e sigo até hoje", contou o regatiano, segurando as lágrimas.

Conquistas marcantes

Em 2017, Galo conquistou tricampeonato alagoano sobre o CSA

FOTO: AILTON CRUZ/GAZETA DE ALAGOAS

Acostumado a levantar títulos atrás de títulos no futebol alagoano (30 no total), um sempre será especial para os regatianos: o primeiro campeonato estadual disputado em Alagoas e faturado pelo Alvirrubro no ano de 1927. 

Além disso, dos anos 2000 para cá, o clube praiano foi quem mais venceu os estaduais ao lado do ASA, com seis troféus. O último, foi na temporada passada e logo no tricampeonato (2015, 2016 e 2017) sobre o CSA. 

No mais, quem não se lembra da virada histórica do Galo em cima do Joinville, em 2012 pela Série B? Quando o CRB perdia por 3 a 0, marcou quatro gols dentro de 20 minutos e fez o time sulista passar mal. Ou então do famoso "clássico do spray" em 2009 contra o maior rival?

Mas, em suas participações em Brasileiros, sim, tem deixado a desejar. Quedas para a Série C e péssimas campanhas na B. Em 2005 quase caiu diante do já rebaixado Criciúma no Heriberto Hülse. O gol salvador de Josimar evitou o vexame naquele ano. Na temporada passada, depois de ter feito a sua melhor campanha da história na Segundona (2016), se livrou da Terceirona nas últimas rodadas. 

Momento na Série B

Técnico Roberto Fernandes tem a missão de salvar o CRB do rebaixamento

FOTO: AILTON CRUZ/GAZETA DE ALAGOAS

E quando quando estava tudo orquestrado para não acontecer mais, vem 2018 com uma das piores campanhas que a equipe poderia fazer: 18ª posição, com 29 pontos. Precisando vencer seis em 11 jogos em disputa. Algo que pode ser contornado sim, mas se olhar a organização da equipe até então, o risco de rebaixamento parece dobrar de tamanho. Roberto Fernandes, apresentado na última segunda-feira (17) é o 4ª técnico a comandar o Regatas. Está, como diz o ditado, 'a Deus dará'.

O time acostumado com os gols de Joãozinho Paulista - maior artilheiro com 190 gols -, hoje em dia se encontra nas mãos de Neto Baiano, que tem 48 gols com a camisa do Galo, em pouco mais de dois anos de clube.

A maré não é das melhores, no entanto, a história mostra que não é de hoje que o CRB tem conseguido se reerguer. Portanto, o torcedor espera que o "presente de aniversário" venha embrulhado em três pontos já nesta sexta-feira, diante do Coritiba, no Estádio Rei Pelé.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News