19/04/2024 18:46:47

Especial
21/09/2018 10:00:00

Diap escolhe Collor como um dos parlamentares mais influentes do país


Diap escolhe Collor como um dos parlamentares mais influentes do país
Fernando Collor

senador Fernando Collor de Mello (PTC) foi apontado, pela sexta vez, como um dos 100 parlamentares mais influentes do Brasil, de acordo com o relatório "Os Cabeças do Congresso Nacional, do Departamento Intersindical de Assessoria Legislativa (Diap). Ao longo dos últimos anos, Collor tem a atuação parlamentar reconhecida, tornando-se um destaque sempre presente nesta lista.

Pelo levantamento, Collor destaca-se pela habilidade de ''formador de opinião", sobretudo, em virtude dos pronunciamentos e articulações realizadas por ele nas votações ocorridas no plenário do Senado Federal, além do protagonismo que deu a Comissão de Relações Exteriores, desde que foi eleito presidente, imprimindo uma intensa pauta proativa de projetos e de debate sobre temas contemporâneos. 

 

Ainda segundo o Diap, os parlamentares 'formadores de opinião' são políticos experientes, com trânsito fácil entre as diversas correntes e segmentos representados no Congresso e visão abrangente dos problemas do País, cuja opinião sobre o assunto influencia fortemente a decisão dos demais parlamentares. 

"Eles constituem a elite do Poder Legislativo, embora não precisem, necessária e institucionalmente, estar em postos-chave, como liderança formal ou presidência de uma das Casas do Congresso. São os que se pode chamar de líderes de alta patente, respeitados e legitimados pelo grupo ou corrente política que lideram", reforça o texto do Diap. 

Além de Collor, o deputado federal Arthur Lira (PP) e o senador Renan Calheiros (PMDB) também figuram na lista, ambos com a habilidade de "articulador". No total, são 65 deputados e 35 senadores selecionados. O levantamento do Diap também leva em consideração os parlamentares que estão em ascensão no Congresso Nacional. Em Alagoas, dois nomes ganharam destaque: Gilvado Carimbão e Ronaldo Lessa

Os "Cabeças do Congresso" são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades que os colocam no papel de protagonistas do processo legislativo, "como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão".

O Diap é formado por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores congregando centrais, confederações, federações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados do País, das quais 90 são de Brasília. A pesquisa do departamento inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente aos meses de fevereiro a julho de 2018.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News