24/04/2024 13:47:37

Alagoas
20/09/2018 10:30:00

Apenas 10 municípios de Alagoas têm plano de saneamento básico, aponta IBGE


Apenas 10 municípios de Alagoas têm plano de saneamento básico, aponta IBGE
Ilustração

Apenas 10% dos municípios alagoanos têm Plano Municipal de Saneamento Básico para abastecimento de água e esgotamento sanitário. O número é da pesquisa de informações básicas dos municípios brasileiros (Munic) com relação às políticas de saneamento básico, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quarta-feira (19).

O levantamento, que não detalha quais são os municípios que têm ou os que não têm o plano, apresenta dados de 2017.

Dos 102 municípios alagoanos, só 10 têm um plano de saneamento, e destes, apenas 6 estabeleceram mecanismos e procedimentos para colocá-los em prática. Contudo, 35 municípios estão com Plano Municipal de Saneamento Básico em elaboração.

O índice alagoano de 10% é bem menor que o da média nacional apontada pela pesquisa, de que 41,5% dos municípios brasileiros tinham plano de saneamento básico em 2017.

Outro dado divulgado na pesquisa é o de endemias e epidemias associadas ao saneamento básico. Em Alagoas, 58 municípios registraram pelo menos uma ocorrência de doenças ligadas à precariedade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 2017.

O IBGE revela ainda que somente 12 cidades alagoanas possuem um sistema de informações públicas e 16 têm ouvidoria ou central de atendimento sobre os serviços de saneamento.

O índice de municípios alagoanos com licença ambiental relativa ao sistema de saneamento básico não chega à metade. 43 cidades possuem licenciamento dos órgão ambientais para abastecimento de água, 21 para sistema de esgotamento sanitário, 8 municípios estão devidamente licenciados para o manejo de águas pluviais e 18 para o manejo de resíduos sólidos.

Além disso, 50 cidades não possuem qualquer tipo de licenciamento ambiental voltado para as atividades de saneamento básico. 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News