25/04/2024 00:58:37

Eleição 2018
20/09/2018 07:36:00

Aliados de Bolsonaro apostam em vitória com voto útil do antipetismo


Aliados de Bolsonaro apostam em vitória com voto útil do antipetismo
Jair Bolsonaro

Aliados de Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República apostam que o voto útil de eleitores antipetistas pode garantir uma vitória já no 1º turno. Caso isso não aconteça, a aposta é de que a disputa no 2º turno seja contra Fernando Haddad (PT).

"O Bolsonaro ganha no 1º turno. O voto útil pesa muito. A pessoa que vai querer votar no antipetismo vai esvaziando cada vez mais outros candidatos", afirmou ao HuffPost Brasil o deputado Capitão Augusto (PR-SP). "O brasileiro tem mania de votar em quem vai ganhar", completou. De acordo com ele, a tendência é que o candidato ganhe 5% do eleitorado na reta final por estar à frente nas pesquisas.

Pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira (18), mostra o deputado federal líder em intenções de votos, com índice de 28%. Haddad aparece em segundo, com 19%.

A aposta é que Bolsonaro conquiste parte dos eleitores de Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), Álvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo). Juntos, eles somam 13% dos eleitores, segundo a sondagem. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Para ganhar uma eleição em 1º turno, o candidato precisa obter maioria absoluta. Isso significa mais da metade dos votos válidos, ou seja, excluídos os votos em branco e nulos, conforme o artigo 77 da Constituição Federal. No momento, brancos e nulos são 14% do eleitorado, segundo o Ibope.

Antipetismo migra do PSDB para Bolsonaro

Partido visto como principal opositor do PT, o PSDB perdeu eleitor para Bolsonaro, segundo avaliações de aliados do capitão reformado do Exército. A percepção desse grupo é que o candidato do PSL tem uma postura mais firme contra os escândalos de corrupção nos governos petistas.

 

AFP/GETTY IMAGES
Eleitorado antipetista migrou do PSDB para Bolsonaro por considerar que ele tem um discurso mais duro contra os escândalos de corrupção petistas.


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News