29/03/2024 11:05:53

Municípios
19/09/2018 19:30:00

Em Colônia, vereadores apoiam greve dos professores, e são chamados de irresponsáveis pelo prefeito


Em Colônia, vereadores apoiam greve dos professores, e são chamados de irresponsáveis pelo prefeito
Professores em greve em Colonia Leopoldina

Um grupo de professores do município de Colônia Leopoldina está há nove dias em greve, declarada com apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), que disse em nota que, as atividades estavam suspensas, após diversas tentativas de abrir diálogo com o prefeito Manuilson Andrade, mas sem sucesso, restou como forma de protestar, ir as ruas e se manifestar sobre o que chama de absurdo, o modelo com que, a gestão vem tratando os profissionais da educação. 

Os motivos da greve estão ligados a salários defasados, abaixo do piso nacional, e que, há um ano e oito meses, os servidores reivindicam o enquadramento no Plano de Cargo e Carreira (PCC), mas se esgotou as tentativas de diálogo, tanto com a gestora da educação, como com o prefeito. A greve visa sensibilizar a gestão, para buscar uma agenda de negociação. 

Nesta terça-feira (18), um panelaço se deu pelas ruas da cidade, dessa vez, além de profissionais, alunos e pais de alunos também abraçaram a causa e foram exigir do gestor uma solução, alunos prejudicados, escolas sem o pleno funcionamento, por isso, queremos uma resposta do prefeito, Frisou uma mãe de aluno. 

A manifestação tem ganhado força até mesmo dentro da câmara legislativa, antes, apenas três parlamentares, que são declarados oposição, iam para a rua, mas dessa vez, a vereadora Graça Leite, se uniu aos demais colegas, vereador Rubinho, Antônio Timóteo e Marcelo Kebrado, que reforçaram o discurso de críticas ao gestor, acusando o mesmo de querer acabar com os direitos dos professores, que segundo os parlamentares, foram conquistados de forma honesta e com muita luta, por isso vamos estar sempre presentes e unidos a essa classe. Disse o vereador Marcelo. 

Reação do prefeito  

Diante das manifestações, o prefeito da cidade, Manuilson Andrade, em um áudio que postou nos grupos de WhatsApp e que fez questão que sua fala ganhasse notoriedade por todo canto da cidade, ele acabou que criticando o protesto, e considerou ser algo de uma minoria. Ele repudiou a atitude e disse que, os manifestantes, levaram para a população aquilo que não seria o ideal. Ele pareceu estar se referindo exclusivamente aos quatro vereadores que participaram do manifesto, e citou o nome da vereadora Graça Leite, ao dizer que tanto para ela, como os demais parlamentares, já apresentou os extratos do município que comprova dificuldade de oferecer reajuste. 

No áudio, o prefeito revela que, não existe possibilidade de reajuste dos professores, a não ser que, demita todos os profissionais contratados, mas logo respondeu, se isso ocorrer, os alunos não vão ter aula, alegando que a contratação é uma necessidade para completar o quadro de professores para demanda escolar. 

Manuilson também lembrou sobre a frequência dos alunos, e justificou que, a ausência de aula, pode acarretar em perda do benefício, e caso demita profissionais, vai deixar alunos sem frequência escolar e as famílias correm risco de perder o Bolsa Família. Questionou. 

"Acho que certas atitudes são irresponsáveis, são impensadas que esse pessoal está fazendo. A vereadora Graça Leite, vereador Rubinho, Antônio Timóteo e outros que estiverem perto deles, agem com tamanha irresponsabilidade ao estarem no meio da rua fazendo isso com as famílias, vocês só têm a perder vereadores, pois usam da inconsciência para com a população, fiquem certos disso". Falou. 

No áudio o prefeito disse ainda estar pronto para sentar [com os vereadores] e discutir sobre a falta de condição de oferecer aumento, e se ficar provado que existe a possibilidade de oferecer o aumento, não terá problema [reajustar]. Agora fica aqui meu repúdio e minha indignação com esses irresponsáveis [vereadores] que estão fazendo isso. Concluiu. 

A vereadora Graça Leite, lamentou a situação e por telefone conversou com o jgnoticias, reforçando o discurso de que, estar pronta para lutar e defender os interesses dos professores, e que, sempre defendeu e está do lado do povo, principalmente em uma situação com esta. A vereadora quando questionada se fazia parte da bancada de oposição ao governo de Manuilson, logo respondeu: "Eu faço parte do grupo que defende o povo de Colônia Leopoldina, sem receio, nem dúvida". Disse reafirmando estar aliada aos vereadores que formam a oposição na câmara. 

JG Notícias - Luzamir Carneiro



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News