25/04/2024 04:54:31

Política
16/09/2018 18:30:00

Ataque a Bolsonaro ajudou a conquistar eleitores indecisos, diz Mourão


Ataque a Bolsonaro ajudou a conquistar eleitores indecisos, diz Mourão
General Mourão

Oataque a faca ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), ajudou-o a conquistar o voto de eleitores indecisos e aumentar o índice de intenção de votos para 26%, como apontou a última pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (14).

Foi o que afirmou o candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, general Hamilton Mourão (PRTB), durante entrevista concedida em um hotel de Manaus, onde palestrou para apoiadores, empresários e profissionais liberais da região, na noite desta sexta.

"Há uma onda positiva em relação a Bolsonaro desde antes desse atentado. Mas julgo que alguns eleitores que talvez estivessem indecisos, a partir do momento em que ocorreu essa tragédia, sentiram que esse seria o caminho mais natural de escolha", analisou Mourão.

Internado na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, Jair Bolsonaro deve ficar fora das ruas, pelo menos, até o fim do primeiro turno, por orientação médica. Os médicos também desaconselharam qualquer tipo de comunicação falada.

Sobre a ausência de Bolsonaro nas ruas na reta final da campanha e as novas estratégias a serem adotadas para manter o crescimento nas pesquisas Mourão afirmou que cada um vai "continuar fazendo a sua parte", inclusive ele e os filhos de Bolsonaro, mas que o líder da chapa "faz falta e muita".

"Enquanto ele estiver preso na cama de hospital, essa parte da campanha (nas ruas) morreu", declarou o general, que disse ainda que, como vice, precisa ser "o escudo e a espada de Bolsonaro".

O vice de Bolsonaro também falou sobre o crescimento do candidato a presidente pelo PT, Fernando Haddad, que passou de 9% para 13% das intenções de votos, e disse que o petista não o preocupa.

"Óbvio que o crescimento de Fernando Haddad está muito ligado ao fato de o ex-presidente Lula ter saído da disputa e existe uma corrente no Brasil que vota tradicionalmente no candidato do PT. Como foi definido que agora ele é o candidato, é um crescimento natural", analisou.

SUBSTITUIÇÃO EM DEBATE

Esta semana, o PRTB anunciou que pretende consultar o TSE para saber se o general Mourão pode substituir Bolsonaro nos debates, enquanto o presidenciável segue internado. Segundo a assessoria do PRTB, após a resposta do TSE, o partido deverá se reunir com o PSL para colocar Mourão à disposição para substituir Bolsonaro.

A medida, no entanto, não agradou o presidente do PSL, Gustavo Bebianno, que criticou a postura adotada pelo PRTB, demonstrando a falta de consenso entre os partidos sobre os rumos que a campanha presidencial deverá adotar, sem Bolsonaro nas ruas.

Após o "mal estar", o general Mourão tentou minimizar o impasse na última quinta-feira (13) durante passagem por Curitiba, afirmando que Bolsonaro é "insubstituível".

COINCIDÊNCIA DE AGENDAS

O vice de Bolsonaro chegou a Manaus no mesmo dia em que o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, visitou a capital amazonense para inaugurar um comitê de campanha.

Durante a tarde, o general Mourão se reuniu com empresários e profissionais liberais e concedeu uma entrevista a jornalistas.

Neste sábado ele participa de uma carreata da zona leste da cidade, a mais populosa. No resto do dia ele cumpre agenda particular.

Já Ciro Gomes chegou a Manaus na tarde desta sexta-feira (14), após passar por Porto Velho e Rio Branco. Após inaugurar o comitê, o candidato do PDT participa de um encontro com apoiadores da campanha e lideranças partidárias –como o atual governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), que disputa a reeleição.

DECLARAÇÕES POLÊMICAS

Mesmo antes de ser candidato, assim como Bolsonaro, o general Mourão ganhou destaque na mídia por conta de declarações polêmicas.

Em 2015 foi exonerado do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre, sua cidade natal, e transferido para Brasília, onde assumiu o cargo de secretário de Economia e Finanças do Comando do Exército, após criticar abertamente o governo Dilma Rousseff (PT).

No ano passado Mourão voltou a provocar polêmica após defender, durante uma palestra em Brasília, uma intervenção militar em caso de caos generalizado provocado pelas crises política e econômica no país.

O tema voltou a ser abordado durante entrevista concedida por ele à GloboNews, no dia 7 de setembro deste ano, quando o candidato a vice afirmou que o assunto foi abordado, em 2017, em uma situação hipotética e que ele não estava "pregando" um golpe militar. Mas afirmou que é preciso "garantir os poderes constitucionais" em caso de anarquia.

Filho de amazonenses e autodeclarado como indígena no registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mourão foi criticado nas redes sociais depois de declarar, logo após sua indicação como vice de Bolsonaro, que o brasileiro "herdou" a "indolência" dos indígenas e a "malandragem" dos negros.

Esta semana, em palestra em Curitiba, Mourão voltou a provocar polêmica após falar sobre a proposta de construir uma nova Constituição, mais resumida, elaborada por um "conselho de notáveis" e submetida a plebiscito.

Hamilton Mourão ingressou no Exército em 1972. Assim como Bolsonaro, foi aluno da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro, onde chegou a ser instrutor. Comandou a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, a 6.ª Divisão de Exército e o Comando Militar do Sul, em Porto Alegre. O general foi para a reserva do Exército em fevereiro deste ano. Filiou-se ao PRTB e, em agosto, foi anunciado como vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL). Com informações da Folhapress.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News