28/03/2024 06:41:15

14/02/2009 00:00:00

Educação


Educação

Cursos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os profissionais da rede estadual de ensino e a comunidade, aulas de interpretação de textos, formações continuadas para professores que lecionam para alunos cegos ou surdos e redação para o concurso vestibular. Estes são alguns dos serviços que são disponibilizados pela Escola de Cegos Cyro Accioly e pelos Centros de Apoio ao Cego (CAP), Apoio ao Surdo (CAS) e o de Educação Especial de Alagoas Professora Wandette Gomes de Castro para atender a população.

“Estamos oferecendo um Curso de Intérprete em Libras para os professores da rede estadual no CAS. Além disso, alfabetizamos os surdos com faixa etária entre os 4 e 5 anos. Já no Wandette de Castro, atendemos alunos portadores de Autismo, Paralisia Cerebral e Síndrome de Down. Lá, oferecemos brinquedoteca, orientação familiar, salas multifuncionais, núcleos de avaliação psicopedagógica e de superdotação, orientação profissional e inserção no mercado de trabalho. Ou seja, fornecemos desde orientações básicas até as oficinas de marcenaria, corte e costura, cozinha experimental, artes e serigrafia”, informa a gerente.

Os professores da rede estadual que ministram aulas para educandos portadores de cegueira ou surdez participam de formações continuadas a cada quinze dias, de março a dezembro, no CAP e no CAS. Até o próximo dia 29 estão abertas inscrições para um curso de Braille no Centro de Apoio ao Cego. As aulas devem começar depois do carnaval.

De acordo com a gerente de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, professora Joelina Alves Cerqueira, no ano passado foram atendidos 540 alunos no Wandette de Castro, 423 no CAS, 339 na Cyro Accioly e 265 no CAP. A escola de cegos realiza um atendimento pedagógico especializado aos alunos que estão matriculados no ensino regular, desde o momento em que eles nascem e têm a deficiência detectada.

Fonte: Assessoria



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News