29/03/2024 10:43:55

Justiça
13/09/2018 12:00:00

Juízes de Alagoas são os mais ameaçados do País, aponta levantamento do CNJ


Juízes de Alagoas são os mais ameaçados do País, aponta levantamento do CNJ
Juizes ameaçados por estado

Proporcionalmente, Alagoas e Roraima são os estados com mais situações de ameaça contra magistrados. Para cada mil magistrados que atuam em Alagoas, 47 já estiveram sob ameaça, é o que aponta o Diagnóstico da Segurança Institucional, estudo realizado pelo Poder Judiciário/Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Em segundo lugar na lista, em Roraima o número é de 43 a cada mil magistrados. Ainda conforme o estudo, os números são cerca de sete vezes maiores que a média nacional, de seis magistrados para cada grupo de mil.

 

Em números gerais, no ano passado 110 magistrados foram ameaçados no País. Dezenove deles estão no Rio de Janeiro, uma dos estados com maior número absoluto de juízes na ativa. Em seguida, aparecem o Paraná, com 17, e Alagoas, com 12.  

 

Conforme reportagem divulgada pela Agência CNJ Notícias, para constarem na categoria de ameaçados, os 110 magistrados (juízes, desembargadores e ministros) espalhados em 30 tribunais do País, relataram casos de intimidação, que resultaram na adoção de providências de segurança por parte da administração judiciária.

 

A maior parte (97) dos ameaçados pertence ao Poder Judiciário Estadual e quase todos, 95% dos 110 são juízes de primeira instância e 5% deles são desembargadores.

 

Segurança institucional

 

O estudo, realizado pelo Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário,  realizou também um levantamento da estrutura física, material e organizacional da segurança institucional na Justiça brasileira, com detalhes referentes a estrutura física dos tribunais e entre a atuação dos magistrados e as ameaças.

No indicador de estrutura de segurança referente à Justiça Estadual, dentre os tribunais participantes da pesquisa, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) aparece em último lugar, junto com o TJ da Bahia, ambos com 14% de adequação às medidas de segurança.

No quesito Justiça do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL), da 19ª Região, pontua com 44% no indicador de estrutura de segurança por tribunal. Na Justiça Eleitoral, o TRE/AL aparece com apenas 8%.

cada minuto



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News