29/03/2024 10:23:00

Saúde
12/09/2018 09:30:00

Teste sanguíneo revela “relógio biológico” de pacientes em menos de 2 horas

As pessoas que não estão em sincronia com o tempo do local onde vivem podem ter dificuldades nos tratamentos de algumas doenças.


Teste sanguíneo revela “relógio biológico” de pacientes em menos de 2 horas
Ilustração

Uma nova ferramenta médica baseada na análise sanguínea permite revelar o “relógio biológico” dos pacientes em cerca de 90 minutos, algo essencial para tratar doenças, informou a revista especializada “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).

O projeto, conhecido como “Time Signature“, utiliza duas amostras sanguíneas para determinar qual é o tempo biológico de cada paciente, isto é, se o corpo da pessoa responde ao horário real do entorno no qual ela está ou a outro momento do dia.

Os processos feitos pelos órgãos dentro do corpo são orientados pelo chamado “ritmo circadiano“, o que designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o “relógio biológico”. Ele é influenciado principalmente pela variação de luz, mas também por outros fatores, como a temperatura.

As pessoas que não estão em sincronia com o tempo do local onde vivem podem ter dificuldades nos tratamentos de algumas doenças.

De acordo a PNAS, a nova ferramenta permitirá que os médicos tenham rápido acesso ao “relógio biológico” dos pacientes para decidir as doses e os momentos do dia nos quais os medicamentos devem ser aplicados para serem mais efetivos.

A nova ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Northwestern, em Chicago. Um dos autores do estudo, Phylipps Zee, explicou porque a descoberta é tão importante.

“Muitos remédios têm momentos ótimos para a dose. Conhecer o relógio do corpo é crítico para conseguir resultados mais efetivos já que eles podem ser diferentes de pessoa para pessoa”, disse.

brasil.efesalud.com 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News