26/04/2024 01:52:34

Alagoas
11/09/2018 18:00:00

Coren-AL notifica Hospital de Joaquim Gomes e exige carimbo para técnicos de enfermagem


Coren-AL notifica Hospital de Joaquim Gomes e exige carimbo para técnicos de enfermagem
Hospital em Joaquim Gomes

coom jg noticias - luzimar caneiro

Nesta segunda-feira (10), o Hospital Municipal Ana Anita Gomes Fragoso, único hospital no município de Joaquim Gomes recebeu a visita do Coren-AL, Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, a visita teve como objetivo fiscalizar como estão os procedimentos e forma de trabalho da equipe de enfermagem e se estaria o hospital atendendo o que determina o órgão e a legislação. 

Na visita, os técnicos vistoriaram a maternidade, inclusive apontando para as melhorias encontradas, em uma realidade bem diferente do que na última visita, hoje a maternidade recebeu reforma, o espaço estar atendendo de maneira a contento aos partos normais e sem complicações, e do contrário, os encaminhamentos estão acontecendo com orientação do médico plantonista. 

Outra cobrança era para o funcionamento da maternidade com uma enfermeira obstetra, o que já é uma realidade, segundo a coordenadora da enfermagem no hospital, Gisélia Rocha, já faz tempo que, a secretaria de saúde municipal adequou essa demanda e hoje com a contratação de enfermeira obstetra, temos a presença desse profissional diariamente. Contou. Além disso, Gisélia lembrou que, o hospital conta com a enfermeira padrão e a presença de um médico e um acadêmico, para suprir toda necessidade de urgência e emergência. 

A diretora administrativa do Hospital, Maria, reforça o bom andamento que a unidade hospitalar vive e que, muita coisa precisa melhorar, mas seu funcionamento, no tocante a serviços emergenciais estão atendendo aos anseios mínimos de que, um hospital desse porte possa oferecer. 

A visita do Coren, encontrou um problema que já foi cobrado uma solução, porém o hospital seguiu sem cumprir com este quesito que, é extremamente importante e que a notificação determina no prazo imediato que seja sanado. O Corem exige o uso de carimbos por parte não somente das enfermeiras e enfermeiros, mas que, os técnicos e técnicas de enfermagem também têm por obrigação assinar a evolução, com sua assinatura, porém usando também o seu carimbo de técnico de enfermagem. 

De acordo com Gisélia, essa informação, ela enquanto coordenadora já tinha repassado aos mais de 40 técnicos que atuam no hospital de Joaquim Gomes e que, mesmo assim, grande maioria não teriam providenciado seus carimbos, o que é uma obrigação do profissional, mas diante dessa notificação, já entrei em contato com todos e junto com a diretora do hospital, exigimos que, providenciassem seus carimbos e que, de prontidão, garantiram agilidade para obterem seus carimbos. Frisou. 

Outro ponto questionado pela fiscalização, foi sobre como estaria sendo feito o recolhimento do lixo hospitalar, inclusive os restos de partos, quando inicialmente não tinha ficado claro, mas segundo Gisélia foi esclarecido ao órgão que, o hospital conta com um serviço de uma empresa especializada em recolher o lixo hospitalar e que, tem destino adequado. 

Ainda sobre a notificação, o Coren cobrou que, as documentações, inclusive de procedimentos que são atribuições da equipe de enfermagem fossem atualizadas de acordo com o padrão estabelecido pelo próprio Coren, e no prazo de 120 dias, o hospital terá que, atender essas exigências. Disse a coordenadora. 

Para a diretora a visita foi positiva e apenas serviu para melhorar as condições de serviços já ofertados pelos profissionais da enfermagem, então não vejo isso como uma fiscalização que nos cause temor, pelo contrário, com essa gestão séria, o governo tem cobrado atuação comprometida e é isso que estamos fazendo, trabalhando para cada vez mais melhorar os serviços para a população, então, a visita tem efeitos positivos. Concluiu. 

O secretário de saúde, Estácio Chagas, acompanhou a visita e também avaliou como importante para fortalecer ainda mais a qualidade dos serviços que são oferecidos a toda população de Joaquim Gomes. 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News