24/04/2024 18:35:48

Mundo
11/09/2018 09:30:00

Ofensivas insurgentes matam 48 soldados e 120 talibãs no Afeganistão


Ofensivas insurgentes matam 48 soldados e 120 talibãs no Afeganistão
Ilustração

Pelo menos 48 membros das forças de segurança afegãs e 120 talibãs morreram em três ofensivas dos insurgentes no norte e na região central do país, assim como dezenas de pessoas ficaram feridas, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Na província de Kunduz, os talibãs lançaram um ataque noturno contra um posto de controle das tropas afegãs no distrito de Dasht-e-Archi, que deixou 13 mortos e 15 feridos no lado governamental, disse o chefe do Conselho Provincial, Yusuf Ayubi.

O porta-voz da polícia de Kunduz, Inamuddin Rahmani, confirmou a ação, mas reduziu o número de policiais mortos para dois e o de feridos para quatro, em um ataque que também deixou 11 talibãs mortos.

Dezenas de talibãs também atacaram ontem à noite o centro do distrito de Khamaab, na província Jawzjan, e ocuparam os edifícios governamentais e postos de controle da demarcação administrativa, indicou o chefe de Segurança Hafiz Khashi.

"Oito membros de nossas forças de segurança morreram e três ficaram feridos, enquanto dez talibãs foram mortos e 13 ficaram feridos", acrescentou Khashi, antes de explicar que a região permanece sob controle insurgente.

Uma ofensiva similar no distrito de Daimirdad, na província de Maidan Wardak, causou a morte de dez membros das tropas afegãs, entre eles o chefe da polícia local, enquanto 60 talibãs morreram e cem ficaram feridos, segundo o porta-voz do governador de Maidan Wardak, Rahim Mangal.

"Algumas partes do distrito foram parar nas mãos dos talibãs, mas as forças de segurança conseguiram defender com sucesso o centro da demarcação administrativa e lançaram um contra-ataque para recuperar o território perdido", detalhou a fonte.

Na província nortista de Sar-e-Pol, os talibãs lançaram ontem à noite ataques desde distintos pontos contra a capital homônima e o distrito de Sayad, o que derivou em enfrentamentos nos quais morreram 17 membros das forças de segurança e 39 insurgentes.

O governador de Sar-e-Pol, Zahir Wahdat, confirmou as mortes em mensagem de vídeo divulgada em sua página oficial do Facebook e assegurou que já chegaram reforços à capital.

Os talibãs continuam suas ofensivas contra as forças de segurança afegãs três semanas após a proposta de cessar-fogo de três meses do presidente do país, Ashraf Ghani, desde que os insurgentes também a adotem.

Os talibãs não responderam à oferta e as operações militares continuaram em curso normal.

De acordo com informações divulgadas no final do ano passado pelo Congresso dos Estados Unidos, o Executivo afegão controla cerca de 56% do Afeganistão, os talibãs dominam 11% e o resto é território em disputa.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News