23/04/2024 03:33:31

Especial
09/09/2018 22:30:00

Em Portugal, brasileiros recorrem ao governo para voltar ao país


Em Portugal, brasileiros recorrem ao governo para voltar ao país
Ilustração

Portugal foi eleito o melhor destino turístico europeu no World Travel Awards de 2018, prêmio considerado como o 'Oscar' do turismo mundial. Toda essa promoção do turismo no país, acabou atraindo uma onda de imigrantes brasileiros que foram ao país em busca do sonho de uma melhor qualidade de vida.

Acontece que o sonho de uma vida melhor acabou se tornando pesadelo para muitos brasileiros no país. Dados revelados pela Organização Internacional para as Imigrações (OIM), mostram que 235 brasileiros tiveram que recorrer à instituição governamental portuguesa para conseguir o dinheiro da passagem de volta ao Brasil. O número de julho deste ano já superou todos os 232 pedidos registrados em 2017.

+Obama acusa Trump e republicanos de 'abuso de poder'

"As pessoas chegam iludidas com Portugal, não conseguem contrato de trabalho e não encontram o que buscavam. Às vezes, ficam menos de três anos no país, porque falta emprego estável e passam a viver de biscates. Sem renda proveniente do Brasil, encontram obstáculos financeiros para seu sustento. É uma onda de imigração que percebemos ser mista, que tem também pessoas que chegam sem planejamento adequado e ficam mais vulneráveis" — explicou Bárbara Borrego, assistente de projeto na OIM à revista 'Época'.

Para ter direito ao benefício o imigrante que faz o pedido precisa comprovar situação de dificuldade financeira, apresentar um comprovante de que nada consta no registro criminal, e não pode ter nenhuma pendência com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Nos casos comprovados de extrema necessidade financeira a OIM oferece ainda 2 mil euros para o imigrante ter um recomeço no Brasil, para qualificação profissional, despesas médicas ou abrir um pequeno negócio.

Atualmente os brasileiros que vivem em Portugal representam aproximadamente 25,3% da população estrangeira residente no país. Segundo informações do (SEF) em levantamento feito em relação a 2016, os imigrantes com a nacionalidade brasileira em Portugal somam 81.251. 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News