28/03/2024 08:14:53

Alagoas
09/09/2018 18:30:00

Pressão 10×6 é Normal?


Pressão 10×6 é Normal?
Ilustração

 

A medida da pressão arterial sanguínea confunde muitas pessoas na hora da interpretação. O brasileiro está acostumado a pensar que uma medida em torno de 12×8 é a ideal e que qualquer leitura diferente disso é um problema grave.

 

Vamos desmistificar essa ideia e analisar se uma pressão 10×6 é normal e o que deve ser levado em conta para classificar a medida em hipertensão ou hipotensão arterial.

Pressão arterial

Como você já deve saber, a pressão arterial é medida por dois números: um maior e o outro menor. O número maior é a pressão sistólica, que representa a força que o coração faz para bombear o sangue para todo o organismo. Já o número menor é a chamada pressão diastólica, que é a resistência que os vasos sanguíneos criam naturalmente ao fluxo de sangue.

A unidade de pressão utilizada para medir a pressão arterial sanguínea é milímetro de mercúrio ou mmHg.

Referências

Um dos motivos que dificulta a interpretação da medida de pressão arterial são as referências médicas que sempre são atualizadas. Recentemente, foi feita uma dessas atualizações com o intuito de ampliar a definição de pressão alta, baixa e normal e evitar a incidência de complicações relacionadas à pressão arterial alterada.

 

De acordo com as publicações mais recentes sobre a pressão arterial, uma medida de pressão menor ou igual a 12×8 é considerada normal. Então isso quer dizer que uma medida de pressão arterial de 10×6 é normal? Vamos entender melhor no próximo tópico.

Pressão 10×6 é normal?

Nem tudo que está abaixo de 12×8 é uma medida normal. Segundo o guia mais recente com orientações para profissionais da saúde para o tratamento de alterações na pressão arterial, uma pressão baixa é uma leitura igual ou menor a 9×6 quando vem acompanhada de sintomas de hipotensão.

Ou seja, para a maioria dos adultos saudáveis, a pressão ideal está no intervalo entre 9×6 a 12×8.


Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/pressao-10x6-e-normal/#FYdhuuwUmwLyVWDx.99

Porém, nem sempre apresentar uma pressão considerada baixa causa sintomas perceptíveis. Quando não há sintomas, mesmo uma leitura baixa não é considerada um problema e não precisa de tratamento. Inclusive, estudos indicam que quanto menor a pressão arterial, menor o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Mas como assim?

Leituras abaixo de 12×8 podem ser absolutamente normais dependendo das condições de saúde, idade e rotina do indivíduo.

Assim:

 
  • Se você apresentar uma medida de pressão arterial de 9×6 ou menor, você pode ter pressão arterial baixa;
  • Se apresentar uma medida maior que 9×6 e menor que 12×8, sua pressão arterial está no intervalo ideal;
  • Se você apresentar uma medida de pressão sistólica igual ou menor que 9, você pode ter pressão baixa independentemente da medida de pressão diastólica;
  • se apresentar uma medida de pressão diastólica igual ou menor que 6, você pode ter pressão baixa independentemente da medida de pressão sistólica.

Mesmo com essas possibilidades, para que a pressão arterial baixa seja um problema real, é preciso que pelo menos um sintoma relacionado com a hipotensão seja observado.

O que queremos dizer é que a pressão arterial baixa é definida por sinais e sintomas de fluxo sanguíneo inadequado e não apenas por dois números, ao contrário da pressão arterial alta, que não causa sintomas perceptíveis e deve ser diagnosticada através do monitoramento da pressão.

Definição de pressão arterial baixa ou hipotensão

É uma medida de pressão baixa não caracterizada por uma medida específica em números, mas que resulta em sintomas relacionados ao baixo fluxo sanguíneo através das artérias e veias.

Quando o fluxo de sangue é prejudicado, não há suprimento de oxigênio e nutrientes para órgãos vitais como coração, rim e cérebro e eles deixam de funcionar da maneira esperada, podendo resultar em danos temporários ou permanentes.

Pressão baixa só é pressão baixa se houver sintomas de hipotensão

Muitas pessoas podem apresentar uma pressão de 9×5 sem nenhum sintoma e viver uma vida completamente normal e saudável, enquanto outros podem apresentar uma pressão de 10×6 e já apresentar sintomas que devem ser tratados.

Além disso, na gestação é normal que a pressão arterial da mulher fique mais baixa e pode ser menor do que 10×6 sem causar problemas. Nesses casos, é importante acompanhar a pressão com um médico para garantir a saúde e desenvolvimento adequado do bebê.

Quando algum sintoma é observado, significa que um ou mais órgãos no organismo não estão recebem nutrientes e oxigênio suficientes através da circulação sanguínea para executar suas funções de maneira adequada.

Veredicto

Portanto, uma pressão 10×6 pode ser baixa devido à pressão diastólica ser igual a 6. Porém, se essa medida de pressão não for acompanhada por nenhum sintoma de hipotensão, a leitura de pressão 10×6 é normal e não há com o que se preocupar.

É claro que por estar muito próxima do limite considerado ideal, pode ser interessante adotar melhores hábitos para evitar surpresas.

Principais sintomas

Quais são, afinal, os sintomas que podem definir se a pressão 10×6 é normal e se você está com pressão baixa ou não? Os principais sintomas da queda de pressão incluem:

  • Tontura;
  • Dor no peito;
  • Visão embaçada;
  • Cansaço constantes;
  • Confusão mental;
  • Desmaio;
  • Sede;
  • Náuseas.

Principais causas

É importante identificar as causas da pressão arterial baixa, para evitar que isso aconteça com você em algum momento da vida.

Muitos fatores podem contribuir com o desenvolvimento de pressão arterial baixa, tais como:

  • Levantar ou mudar de posição repentinamente (hipotensão postural);
  • Desidratação devido a vômitos ou diarreias;
  • Exercícios intensos;
  • Suor excessivo;
  • Febre alta;
  • Exaustão;
  • Insolação;
  • Sangramento moderado ou grave como uma hemorragia;
  • Inflamação nos órgãos como pancreatite aguda, uma inflamação que ocorre no pâncreas;
  • Calor excessivo;
  • Fator hereditário;
  • Gravidez;
  • Idade avançada;
  • Condições médicas pré-existentes como diabetes, doenças cardíacas;
  • Uso de alguns tipos de medicações como medicamentos para tratar pressão arterial alta, diuréticos e abuso de álcool.

Tratamento

Se os sintomas de pressão arterial baixa forem observados com frequência, é importante buscar ajuda médica.

Não há um tratamento específico para pressão arterial baixa, mas o tratamento sintomático geralmente se dá através de terapia intravenosa para ajudar a tratar a desidratação e a deficiência nutricional nos órgãos.

Em casos mais graves em que os sintomas surgem de repente em uma situação de emergência, pode ser necessário uma transfusão de sangue e a administração de antibióticos.

Em geral, o tratamento da pressão arterial baixa vai depender da causa do problema. Se a pressão baixa for causa pelo uso de algum medicamento, será preciso alterar a dose ou trocar a medicação. Se a pressão baixa for um caso de hipotensão postural, o tratamento pode ser feito com substâncias como a cafeína ou a midodrina.

Outros tratamentos disponíveis incluem o uso de meias de compressão que ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a aumentar a pressão arterial.

Dificilmente a hipotensão é tratada com medicamentos. Apenas alterações na dieta e nos hábitos diários já são capazes de acabar com o problema.

Dieta 

Existem alguns alimentos que apresentam nutrientes capazes de melhorar a circulação sanguínea e promovem o aumento da pressão arterial. Os mais indicados são:

Outras dicas

Para evitar sustos, verifique sua pressão arterial com frequência. Você pode fazer isso com um aparelho digital em casa, no posto de saúde, na farmácia ou em consultas de rotina.

Se você tem tendência a ter episódios de pressão arterial baixa, sigas as seguintes dicas:

  1. Levante devagar e tome cuidado ao sair da cama para evitar hipotensão postural;
  2. Deixe a cama inclinada colocando alguns livros pesados ou tijolos embaixo da cabeceira da cama;
  3. Alimente-se com frequência e em pequenas porções;
  4. Descanse um pouco logo após as refeições;
  5. Beba mais água e fluidos em geral.

Por outro lado, não é indicado:

  1. Sentar ou ficar parado por longos períodos de tempo;
  2. Mudar de postura ou levantar ou se abaixar de repente;
  3. Tomar bebidas com cafeína a noite;
  4. Exagerar no consumo de álcool.


Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/pressao-10x6-e-normal/#FYdhuuwUmwLyVWDx.99



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News