24/04/2024 07:24:38

Maceió
07/09/2018 12:30:00

Desfile da Independência atrai olhares de aproximadamente 7 mil pessoas


Desfile da Independência atrai olhares de aproximadamente 7 mil pessoas
Desfile das Forças Armadas

Com olhares atentos, milhares de pessoas acompanharam, na manhã desta sexta-feira (7), próximo ao Memorial à República, no bairro do Jaraguá, o tradicional Desfile de 7 de Setembro, marcando os 196 anos da Independência do Brasil. O evento contou com honras civis e militares, apresentações de tropas, corporações e estudantes de escolas públicas da rede de ensino estadual, reunindo cerca de 7 mil pessoas para assistir ao evento. 

O público não poupou esforços para se fazer presente à Orla do Jaraguá e acompanhar, de forma atenta, cada momento do tradicional desfile. Olhares fixados em cada ação diferente da polícia em apresentações alusivas a um Brasil independente. Ana Feitosa, de 79 anos, aposentada, estava bem pertinho do desfile e conversou com a reportagem.

Desfile de 7 de Setembro marca 196 anos da Independência do Brasil 

FOTO: TATIANE BRANDÃO

Ela, que tem um filho militar, prestigia o evento todos os anos. "Gosto de ver tudo. Acho muito importante esse tipo de comemoração. Só não sou policial porque, na minha época, não tinha policial mulher. Mas meu filho é da polícia".

Já Silvana Maria, de 48 anos, foi assistir ao desfile pela primeira vez. Acompanhado do marido e dos dois netos, ela comentou que a expectativa é para ver o helicóptero de perto. "Vim para ver de tudo um pouco, mas meu sonho é ver o helicóptero da polícia". A neta Alice, de 5 anos, também estava na expectativa. "É a primeira vez que eu venho. Quero muito ver o helicóptero". 

O pequeno João Pedro, de 5 anos, prestigia o evento pela segunda vez. Ele veio acompanhado da avó, Maria Helena, de 74 anos, e chegaram ao evento, por volta das 8h30. "Quero ver os caminhões da polícia. Vou ser um policial quando crescer".

 

Tradicional desfile de 7 de Setembro na Orla do Jaraguá

Imagens: Tatianne Brandão

O DESFILE

No total, participam do evento 3 mil pessoas, distribuídas entre o Estado-Maior, Banda de Música do 59º BIMtz, Marinha, 20º CSM, Aeronáutica, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil, Perícia Oficial, Ronda no Bairro, Seris, Detran (Lei Seca), Cruz Vermelha, Escoteiros florestais, Clube dos Aventureiros, Clube dos Desbravadores e Grupo Escoteiros Guardião da Amizade. 

O evento cívico conta com o envolvimento de 983 militares, além de 173 alunos do Colégio da Polícia Militar e 150 crianças atendidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

 

Desfile de 7 de Setembro celebra 196 anos da Independência do País

FOTO: TATIANE BRANDÃO

A solenidade reuniu diversas autoridades públicas municipais e estaduais, dentre elas, o secretário de estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior. O gestor explicou que setembro é um mês muito esperado para a Secretaria e para os militares, com a presença do público que faz questão de prestigiar a solenidade. 

Para ele, trata-se de uma festa nacional, onde as pessoas têm a oportunidade de ver as forças públicas reunidas e desfilando em homenagem ao País. "É um dia de grande festa para todos, inclusive, para a realidade de Alagoas, que diminui os índices de violência", expôs Lima Júnior. 

 

Tradicional desfile de 7 de Setembro no Jaraguá

Imagens: Tatianne Brandão

O governador do Estado, Renan Filho (PMDB), que abriu o desfile, ressaltou a emoção no momento em que o Brasil passa por dificuldades democráticas. Na oportunidade, o chefe do Executivo falou sobre o atentado sofrido pelo presidenciável Jair Bolsonaro, durante em evento político.

"Ainda ontem um candidato a Presidente da República foi alvejado por uma arma branca. Eu queria repudiar e aproveitar o Desfile da Independência para ressaltar a necessidade da mais ampla e forte Democracia no Brasil, de forma que a gente encontre o melhor caminho para o País. Esse desfile representa as melhores tradições do povo brasileiro. Aproveito para desejar ao Exército, a Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros e a todas as forças que desfilam hoje aqui muito sucesso", expôs Renan Filho. 

Tradicional desfile de 7 de Setembro no bairro do Jaraguá

I


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News