26/04/2024 02:19:36

Justiça
06/09/2018 20:00:00

Novo Fórum de Passo demonstra compromisso do Judiciário com a população


Novo Fórum de Passo demonstra compromisso do Judiciário com a população
Momento da inauguração

O Poder Judiciário de Alagoas reinaugurou o Fórum de Passo de Camaragibe, nesta quinta-feira (6), após o prédio ter passado por uma grande reforma e ampliação. O desembargador Otávio Leão Praxedes, presidente do Tribunal de Justiça, declarou que a obra “demonstra a preocupação da Presidência do Tribunal com as pessoas que necessitam da atenção do Poder Judiciário”.

“Para mim é um motivo de regozijo estar aqui hoje para inaugurar esse Fórum, que foi totalmente reconstruído, é um novo Fórum”, enfatizou Otávio Praxedes. 

Localizada no centro do município, a unidade passou a ter estacionamento e auditório para o Tribunal do Júri, recebeu nova sinalização, laje, mobiliário, e teve renovadas as redes lógica, elétrica e hidráulica. Também recebeu pintura e revestimento novos, e agora está acessível para pessoas com deficiência física, em conformidade com o que recomenda o Conselho Nacional de Justiça.

A gestão investiu R$ 477 mil no terreno de 310 m², com recursos provenientes do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (Funjuris).

O prédio tem o nome do desembargador Alfredo Gaspar de Oliveira Mendonça, avô do juiz Maurício Brêda, presidente do Funjuris.  “O desembargador Alfredo Gaspar dedicou sua vida aos estudos, à prestação jurisdicional, e hoje é mais um reconhecimento, essa reinauguração, com a manutenção do nome do prédio. A família hoje sente-se honrada e abraçada pelo Poder Judiciário”, disse o juiz.

Em discurso, o juiz da Comarca, Wilamo Omena Lopes, afirmou que a unidade agora dispõe de todos os elementos para o seu bom funcionamento. “Para que haja uma justiça célere, se faz necessário um espaço digno, funcionários capacitados e um bom maquinário. Quero parabenizar toda a cúpula do TJ pelo esforço que vem fazendo para proporcionar aos magistrados melhores condições de trabalho”.

Solenidade reuniu autoridades no Fórum de Passo de Camaragibe, nesta quinta-feira (6). Foto: Caio Loureiro.

A prefeita do Município, Vânia Câmara, participou da solenidade e agradeceu ao Tribunal. “Quero dizer que é um ato histórico de grande importância para nós. Nossa Comarca é centenária e faz parte da nossa história. Eu me sinto muito feliz, em nome da população camaragibana, pelo Judiciário ter aplicado esses recursos e deixado esse prédio tão belo”.

O Salão do Júri do Fórum ganhou o nome do desembargador Hermann Brito de Araújo Lima. “Era um frequentador da Associação Alagoana dos Magistrados quando eu era presidente, e tive o prazer de conviver com ele. Teve uma trajetória de muita dignidade no Judiciário”, lembrou Otávio Praxedes. A esposa do homenageado, Sônia Brito, representou a família na cerimônia.

Os desembargadores Paulo Barros da Silva Lima (corregedor), Washington Luiz Damasceno Freitas, Pedro Augusto Mendonça de Araújo e Fernando Tourinho de Omena Souza participaram da solenidade.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3240 / 3141



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News