20/04/2024 09:59:55

Violência
06/09/2018 21:30:00

Facções criminosas se enfrentam em todos os estados, diz Abin


Facções criminosas se enfrentam em todos os estados, diz Abin
Ilustração

Nenhum estado brasileiro atualmente está livre de confrontos entre facções criminosas. Tal realidade fez crescer o número de homicídios no país, segundo a Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

A Polícia Federal vê uma escala armamentista entre as facções e diz que a "situação é bem crítica" na região amazônica, incluindo confrontos entre os grupos CV (Comando Vermelho) e FDN (Família do Norte), embora a segunda esteja perdendo relevância a partir de um racha interno e de uma operação conjunta de repressão desencadeada pela PF e Ministério Público.

O quadro foi apresentado nesta terça-feira (4) por representantes da Abin e da PF em Brasília ao CJF (Conselho de Justiça Federal) em seminário promovido por juízes federais para sugerir mudanças nas regras do sistema penitenciário federal.

"No Acre, as facções disputam acesso de rotas. O Comando Vermelho chegou recentemente para disputar a rota lá. Essa disputa fez aumentar significativamente a violência. Hoje o Acre está entre os três estados mais violentos do país. Assim é em todos os estados, sempre onde há disputa acirrada entre facções, tem sido elevado o número de homicídios", disse Gustavo Bezerra, servidor da Abin.

+ Fuzis apreendidos em blitz são superiores aos das forças de segurança

O tema das facções criminosas passou a ser de interesse da agência porque "adquiriu contornos que necessitam atenção além dos órgãos de segurança tradicionais", uma criminalidade organizada que "representa grave ameaça à sociedade, ao Estado e à segurança institucional". A Abin vê "uma escalada do poderio bélico" das quadrilhas, com "ataques ostensivos e execuções seletivas" de servidores públicos da segurança.

"São modos de agir que as facções empregam a fim de impor sua agenda ao Estado", disse Bezerra, citando documento apreendido em Boa Vista (RR) que mostrou que o PCC (Primeiro Comando da Capital) havia "mapeado as casas de policiais militares". Em outro episódio, em junho passado, foi apreendida em Fortaleza (CE) "uma granada do Exército peruano, o que demonstra que tiveram acesso a armamento numa cidade localizada a mais de 6 mil km de distância", segundo Bezerra.

Coordenador de repressão a crimes violentos da coordenação da Polícia Federal de Repressão a Drogas e Facções Criminosas, o delegado Alexandre Custódio Neto afirmou aos juízes federais na plateia que "nos últimos anos houve aumento considerável de casos de tráfico de armas, especialmente fuzis e pistolas, e munições em grandes carregamentos" do Paraguai para o Brasil. Também foi detectado, segundo o delegado, "em 2017 e 2018 um aumento de contrabando de armas de origem norte-americana" mas remetidas da Bolívia, em um "intenso tráfego de pequenas aeronaves entre Bolívia, Peru, Paraguai e Brasil".

No Norte do país, segundo o delegado, as cargas com drogas "estão subindo com escolta [armada] pelos rios amazônicas". São contratados "grupos especializados em assaltos a banco" para atuar na logística de transporte. Nos portos do país há também "a logística de outro grupo criminoso". "É importante dizer que não existe [apenas] um negócio da facção, existem vários grupos e quadrilhas que integram as facções. Se eles tiverem como se associar a outro membro da facção, o farão. Não há como imaginar que estamos falando de uma organização de 30 mil homens de um grupo único, com caixa único. Não é assim que funcionam as coisas", disse Custódio.

A PF estabeleceu critérios básicos para definir uma facção criminosa: atuação em âmbito nacional, contrapartida de seus integrantes (em dinheiro ou prestação de "serviços") e algum grau de poder político. Para o órgão, apenas três grupos se enquadram nessa definição, o PCC, o CV e a FDN. O Ministério da Segurança Pública trabalha com número bem maior, de 80 facções, mas o delegado considera que muitas são apenas "grupos locais, algumas são verdadeiras gangues e atuam no bairro".

Custódio afirmou que a hierarquia do PCC e da FDN é "rígida", com algumas das principais ordens centralizadas, enquanto a do CV é "delegada" e, por isso, mais difícil de ser combatida. A FDN, que esteve no centro dos massacres ocorridos no início de 2017 nas penitenciárias de Manaus (AM) e Boa Vista (RR), tem perdido força, segundo a PF, por duas razões: a Operação La Muralla, desencadeada pela PF e pelo MPF em novembro de 2015, que atingiu os principais líderes do grupo, e uma dissidência interna. Diversos membros deixaram o grupo em obediência ao preso Gelson Carnaúba, o "Mano G", e atualmente integram o CV.

Segundo o delegado, foi detectada "uma forte presença" do PCC no Porto de Santos, onde uma operação da PF prendeu, em setembro do ano passado, oito investigados. O grupo trabalha, conforme Custódio, "na logística de embarque de cocaína com destino à Europa" em apoio a organizações criminosas estrangeiras, especialmente sérvias e croatas.

O principal método usado pelas quadrilhas nos portos, segundo a PF, tem sido o "rip on/rip off", que é a introdução de grandes quantidades de droga diretamente nos navios no porto ou já em alto-mar por meio de "içamento da carga", o que dribla o método mais comum de aliciamento de caminhoneiros antes da chegada no porto.

A PF registrou um aumento importante da droga apreendida no país. "No ano passado foram apreendidas 41,8 toneladas de cocaína, isso só a Polícia Federal, batemos o recorde. Este ano estamos com 47 toneladas, indo para 60 toneladas [apreendidas]", disse Custódio

No mesmo seminário organizado pelos juízes federais, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes voltou a defender endurecimento de leis e regramentos penais, como a mudança de progressão de regime dos atuais 1/6 da pena para metade da pena nos casos de presos reincidentes em crimes graves. Uma proposta elaborada por uma comissão presidida por Moraes foi entregue à Câmara dos Deputados. Com informações da Folhapress.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News