25/04/2024 17:49:00

Maceió
05/09/2018 14:30:00

SMTT começa a instalar câmeras de videomonitoramento em Maceió

Superintendente afirma que, ainda este ano, mais de 50 câmeras vão ganhar as ruas e avenidas da capital


SMTT começa a instalar câmeras de videomonitoramento em Maceió
Ilustração

As principais via de Maceió começam a receber, a partir deste mês de setembro, câmeras de videomonitoramento que irão auxiliar a SMTT na fiscalização do trânsito. Até dezembro, mais de 50 câmeras serão distribuídas pelas ruas e avenidas da capital. A meta da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), porém, é instalar 500 delas nos próximos meses. 

"A gente começa a implantação delas no final de setembro, mas o nosso objetivo instalar 500 câmeras ao longo de toda a cidade. Vamos começar pelas avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Dona Constança e Comendador Leão, por causa da faixa azul", informou o superintendente da SMTT, Antônio Moura.

 

As câmeras de videomonitoramento não registram a velocidade dos veículos, diferentemente da fiscalização eletrônica - feita pelos "pardais" -, que continua proibida pela Justiça. "Essas câmeras vão filmar quem está estacionando errado, passando no semáforo vermelho ou pegando a contramão. Não pega limite de velocidade. Com estes equipamentos, o agente consegue fiscalizar de dentro da SMTT, onde vamos reformar uma central para captar as imagens e fazer as autuações", acrescentou o superintendente.

A aquisição das câmeras de videomonitoramento foi feita via licitação, segundo informou Antônio Moura. A previsão é de que sejam gastos algo em torno de R$ 1 milhão para a instalação dos equipamentos. "O número de agentes que temos nas ruas hoje é muito pequeno para suprir a necessidade. Então, teremos de quatro a cinco agentes na central para as autuações", completou Moura.

Em maio deste ano, a Justiça acolheu manifestação do Ministério Público Estadual para manter a liminar que suspendeu o funcionamento dos radares eletrônicos de Maceió, sob a alegação de que a Prefeitura não apresentou estudo técnico que comprovasse a necessidade dos equipamentos.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News