20/04/2024 08:29:50

Política
04/09/2018 19:30:00

Reforma da Previdência de Alvaro Dias prevê recursos de privatização em fundo do INSS


Reforma da Previdência de Alvaro Dias prevê recursos de privatização em fundo do INSS
Alvaro Dias candidato a presidente da República

O candidato do Podemos Alvaro Dias promete reformar a Previdência Social e capitalizar o fundo do INSS com recurso de privatizações.

Em seu plano de governo, o candidato à Presidência cita sem muitos detalhes um fomento à poupança e ao mercado de capitais por meio de uma nova Previdência, que capitalizaria os participantes e que "democratiza a posse dos ativos estatais".

A mudança no atual regime da Previdência é citada como uma das 19 metas prioritárias de seu governo. Intitulado "Capital para a Previdência Social", o tópico propõe contas individuais de Previdência para os trabalhadores optantes, capitalização do fundo do INSS com bens de direitos da União e ações das estatais e livre aplicação das poupanças do FGTS em previdências associativas.

Em evento promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unesc) neste mês, o presidenciável explicou que ele propõe um sistema de capitalização com contas individuais que receberão "democraticamente" recursos de privatizações de estatais, que seriam de aproximadamente R$ 3 bilhões.

Hoje, a Previdência é um dos maiores gargalos das contas públicas. Em 2017, o déficit somado do INSS e do RPPS (Regimes Próprios dos Servidores Públicos) da União atingiu R$ 268,79 bilhões.

Alvaro Dias também é favorável à reformas tributária com a eliminação de impostos como Cofins, IOF e IPI.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News