26/04/2024 04:03:03

Política
02/09/2018 19:00:00

Ainda na condição de vice, Haddad traz recado de Lula para os Calheiros e diz que, se houver mudanças, será amanhã


Ainda na condição de vice, Haddad traz recado de Lula para os Calheiros e diz que, se houver mudanças, será amanhã
paulaorenansehadda

Ainda na condição de candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Lula (PT), o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), concedeu entrevista coletiva à imprensa neste domingo (02), em Maceió. Durante o encontro, ficou claro que qualquer mudança na composição só deve ocorrer a partir de amanhã, depois da reunião entre o próprio Haddad e o ex-presidente, preso em Curitiba.

“Na reunião que tivemos na quinta-feira passada, não tratamos do registro da candidatura, mas na segunda-feira vamos levar a ele esse novo cenário, não previsto. Se houver novidades será amanhã”, afirmou durante a coletiva, acompanhado do governador Renan Filho (MDB), do senador Renan Calheiros (MDB) e do deputado federal Paulão (PT).

Questionado se a demora em uma possível mudança na chapa não prejudicaria a “transferência” de votos, Haddad disse acreditar que a população está acompanhando atentamente essas movimentações. “Não posso antecipar nada. O que sei, como cientista político, é que se Lula for candidato, será eleito no primeiro turno. Não é por outra razão que, desde o dia 7 de abril, quando foi preso inconstitucionalmente, ele só cresce nas pesquisas”.

Perguntado pelo CadaMinuto se voltaria a Alagoas e ao Nordeste como candidato a presidente, Haddad respondeu de forma genérica, citando um “pacto interno” do partido para manter a democracia em primeiro lugar: “Estarei no Nordeste em qualquer situação. Tenho apreço demais em ver os investimentos que foram feitos na época do Lula. Tudo mudou muito no Nordeste e vir aqui é me reenergizar, ganhar fôlego novo”.

Recados

O candidato a vice-presidente elogiou o trabalho de Renan Filho à frente do Estado e transmitiu a ele um recado de Lula: “O presidente manifesta seu apoio à reeleição do governador de Alagoas. Ele vê em Renan Filho uma liderança que representa essa safra boa de governadores do Nordeste, que há algum tempo em mudando a região”.

O porta-voz trouxe os agradecimentos do ex-presidente para Renan Calheiros, pela tarefa difícil que o senador vem assumindo de defendê-lo, muitas vezes “sob pressão dos meios de comunicação”, quando outros poderiam recuar: “Renan conhece Lula há décadas, sabe quem ele é. Lula sabe o valor que tem, para ele, um correligionário que o defende publicamente. Trago de Lula esse reconhecimento”.  

Apoios

Ao hipotecar apoio ao petista, o governador afirmou que o Nordeste precisa voltar a crescer mais rápido, frisando sua ligação estreita com o pensamento de Lula de desenvolver a região. “Nós acreditamos que Haddad pode melhorar a região e fazer o Nordeste voltar a crescer mais do que o restante do Brasil. Acho que esse é o maior desafio enfrentado: só crescemos assim quando Lula foi presidente. Isso é importante para equilibrar o país e nos desenvolver”.

Lembrando sua posição nacionalmente conhecida em defesa da candidatura de Lula e a indignação pelo que classificou de perseguição contra o ex-presidente, Renan Calheiros disse que o TSE repetiu o TRF4 e, diferentemente de como agiu com mais de 1.500 pessoas, "muitas condenadas até em última instância, que tiveram a suspensão da sentença para serem candidatas", indeferiu o registro da candidatura de Lula, com base na Lei da Ficha Limpa.

“Em Alagoas mesmo, nessas eleições, tem inúmeros exemplos. É inaceitável o eu ocorre com Lula. Contem com nosso apoio e dedicação”, concluiu, sem citar nomes, se referindo ao fato de outros “ficha sujas” seguirem na disputa.

Em conversa com a reportagem, antes da coletiva, Paulão confirmou que, até o momento, está mantido o plano "A", com Lula encabeçando a chapa. A ideia, segundo ele, é recorrer a todas as instâncias possíveis jurídicas no país e até a organismos internacionais na tentativa de manter a candidatura.

Após o encontro no Hotel Best Western, na Pajuçara, o grupo segue para ações de campanha no litoral Norte de Alagoas, em Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo e Matriz do Camaragibe. Ontem (01) à noite, assim que desembarcou na capital alagoana, o ex-ministro de Lula   participou de um encontro com os movimentos sociais, na sede do Sindicato dos Bancários, no Centro.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News